BLOG IBSEC

É fácil confundir segurança da informação e segurança digital (também chamada de segurança cibernética ou cibersegurança), pois as duas áreas se sobrepõem de várias maneiras. Na verdade, a segurança digital é um subconjunto da segurança da informação. No entanto, os campos não são exatamente os mesmos, cada um apresentando especialidades distintas e exigindo diferentes conjuntos de habilidades.

Continue lendo para saber mais sobre as semelhanças e diferenças entre segurança da informação e segurança digital.

Segurança da Informação vs. Segurança Digital

O Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia (NIST) dos Estados Unidos reconhece a segurança da informação e a segurança digital como áreas de carreira separadas. Dito isto, há certamente uma sobreposição entre os dois. Abaixo estão as principais definições e distinções de cada um.

O que é segurança da informação?

Até certo ponto, quase todo mundo deseja que suas informações pessoais estejam seguras, o que significa que só podem ser acessadas e usadas por pessoas autorizadas. Este é o objetivo da segurança da informação (infosec).

De acordo com o NIST, a infosec envolve a proteção da informação e dos sistemas de informação contra o uso não autorizado, proporcionando disponibilidade, integridade e confidencialidade.

Uma maneira de entender a segurança da informação em comparação com a segurança digital é ver a infosec como um termo abrangente que inclui todos os dados, não apenas os dados armazenados no ciberespaço. Isto demonstra como a segurança digital é um tipo de segurança da informação, mas os dois campos não são a mesma coisa.

As equipes de segurança da informação criam e implementam políticas e sistemas para proteger as informações. Para grandes organizações, são necessários sistemas de segurança rigorosos para proteger os clientes.

O que é segurança digital?

Viver no século 21 significa que muitos dos dados estão armazenados em sistemas e redes de computadores. Este é o caso de quase todos os setores e as informações devem ser protegidas em alto grau. Profissionais de segurança da informação com foco em segurança digital são responsáveis por proteger esses dados.

O NIST define segurança digital como proteger, prevenir danos e restaurar serviços e sistemas de comunicações eletrônicos. Isto inclui as informações armazenadas nesses sistemas, que os profissionais de segurança digital trabalham para proteger.

A segurança digital abrange tudo o que tem a ver com sistemas e comunicações eletrônicas. No campo da segurança digital existem subcategorias que exigem maior especialização. Isso inclui segurança em nuvem, rede e infraestrutura crítica.

Confira também: Quais São Os Tipos De Cibersegurança?

As maiores diferenças

Pode ocorrer confusão entre segurança da informação e segurança digital, uma vez que grande parte da informação que queremos armazenar, proteger e transmitir existe no ciberespaço. Embora a segurança digital faça parte da segurança da informação, certos aspectos da segurança da informação não estão incluídos no domínio da segurança digital.

Segurança da informação é um termo abrangente para a criação e manutenção de sistemas e políticas para proteger qualquer informação – digital, física ou intelectual, e não apenas dados no ciberespaço.

Um especialista em segurança da informação pode desenvolver meios de acesso aos dados por indivíduos autorizados ou estabelecer medidas de segurança para manter as informações seguras. A segurança digital, por outro lado, concentra-se na proteção das informações contra ataques cibernéticos, como ransomware e spyware.

Como a segurança da informação e a segurança digital se sobrepõem

A segurança da informação e a segurança digital se sobrepõem de várias maneiras. Além de terem práticas de segurança semelhantes, essas áreas também exigem educação e habilidades semelhantes.

Práticas de segurança compartilhada

A sobreposição mais significativa entre a segurança da informação e a segurança digital é que elas usam o modelo da tríade CIA (confidencialidade, integridade e disponibilidade de informações) para desenvolver políticas de segurança.

A primeira parte da tríade é a confidencialidade, garantindo que as informações só sejam acessadas e modificáveis por usuários autorizados. Do ponto de vista do consumidor, por exemplo, esperamos que as empresas armazenem e protejam os nossos dados, tais como informações de cartão de crédito, endereços residenciais e outras informações pessoais.

Em segundo lugar, a integridade da informação garante que ela não foi adulterada e é totalmente confiável. Continuando com o exemplo das empresas, os dados transmitidos entre a empresa e o seu banco devem ser seguros. Caso contrário, pode haver uma discrepância entre o custo real das suas mercadorias e o valor que você pagou.

Finalmente, a disponibilidade de informações significa que os dados estão disponíveis quando você precisar deles. Por exemplo, se você precisa saber quanto dinheiro tem em sua conta bancária, terá acesso a essa informação.

Confira também: Com salário  de mais de R$ 30 mil, área de segurança da informação tem déficit de profissionais

Educação e habilidades relacionadas

No mínimo, muitas carreiras em segurança da informação e segurança da informação exigem certificações em segurança digital, ciência da computação, tecnologia da informação ou áreas afins. Essas certificações preparam você com conhecimentos e habilidades fundamentais para ajudá-lo a conseguir um emprego como analista, engenheiro, especialista ou pentester.

Na IBSEC são oferecidos diversos cursos na área de segurança da informação e segurança digital, todos com certificações com padrão internacional ISO/IEC Ready. Confira aqui todos os cursos oferecidos.

Rua Conceição de Monte Alegre, 107 - Bloco B
10º andar, Brooklin - São Paulo, SP - Brasil | CEP: 04563-060

contato @ ibsec.com.br

© 2024 Por IBSEC - Instituto Brasileiro de Cibersegurança | CNPJ: 07.697.729/0001-08

Todos os diretos reservados. | Termos | Privacidade