Quais são os tipos de cibersegurança?
A cibersegurança é a prática de usar tecnologia, controles e processos para proteger redes, dispositivos e dados digitais contra acesso não autorizado por invasores mal-intencionados ou atividades não intencionais. Inclui garantir a confidencialidade, integridade e disponibilidade das informações usando vários tipos de segurança cibernética.
10 tipos de cibersegurança
Muitos tipos de cibersegurança são empregados para proteger sistemas digitais contra ameaças maliciosas e acidentais. É útil compreender os dez tipos de segurança cibernética mais comumente referenciados.
1. Segurança de aplicativos
A segurança dos aplicativos evita o acesso e o uso não autorizado de aplicativos e dados conectados. Como a maioria das vulnerabilidades é introduzida durante os estágios de desenvolvimento e publicação, a segurança de aplicativos inclui muitos tipos de soluções de cibersegurança para ajudar a identificar falhas durante as fases de design e desenvolvimento que podem ser exploradas e alertar as equipes para que possam ser corrigidas.
Apesar dos melhores esforços, as falhas passam despercebidas. A segurança dos aplicativos também ajuda a proteger contra essas vulnerabilidades.
Um subconjunto da segurança de aplicativos é a segurança de aplicativos da web. Ele se concentra na proteção de aplicativos da web, que são frequentemente alvo de ataques cibernéticos.
2. Segurança da nuvem
A segurança da nuvem se concentra na proteção de ativos e serviços baseados em nuvem, incluindo aplicativos, dados e infraestrutura. A maior parte da segurança da nuvem é gerenciada como uma responsabilidade compartilhada entre organizações e provedores de serviços em nuvem.
Neste modelo de responsabilidade compartilhada, os provedores de serviços em nuvem cuidam da segurança do ambiente em nuvem e as organizações protegem o que está na nuvem. Geralmente, as responsabilidades são divididas conforme mostrado abaixo.
Tipos de funções de cibersegurança gerenciadas por provedores de serviços em nuvem | Tipos de funções de cibersegurança gerenciadas pelas organizações |
DisponibilidadeSegurança de banco de dados e armazenamentoSegurança de edge location Criptografia de dados em nuvem em repouso, em movimento e em usoSegurança de infraestruturaSegurança de rede | Funções de segurança de aplicativosProteção de dadosGerenciamento de identidade e acessoCriptografia de tráfego de redeFunções de segurança do sistema operacionalCriptografia do lado do servidor |
3. Segurança de infraestrutura crítica
Processos especiais de segurança e tipos de soluções de cibersegurança são usados para proteger as redes, aplicações, sistemas e ativos digitais dos quais dependem organizações de infraestrutura crítica (por exemplo, comunicações, barragens, energia, setor público e transporte). A infraestrutura crítica tem sido mais vulnerável a ataques cibernéticos direcionados a sistemas legados, como sistemas SCADA (controle de supervisão e aquisição de dados). Embora as organizações de infraestrutura crítica utilizem muitos dos mesmos tipos de cibersegurança que outras subcategorias, ela é frequentemente implementada de maneiras diferentes.
4. Segurança de dados
Um subconjunto da segurança da informação, a segurança de dados combina muitos tipos de soluções de cibersegurança para proteger a confidencialidade, integridade e disponibilidade de ativos digitais em repouso (ou seja, durante o armazenamento) e em movimento (ou seja, durante a transmissão).
5. Segurança de endpoint
Desktops, laptops, dispositivos móveis, servidores e outros endpoints são os pontos de entrada mais comuns para ataques cibernéticos. A segurança de endpoint protege esses dispositivos e os dados que eles hospedam. Também abrange outros tipos de segurança cibernética usados para proteger redes contra ataques cibernéticos que usam terminais como ponto de entrada.
6. Segurança IoT (Internet das Coisas)
A segurança da IoT busca minimizar as vulnerabilidades que esses dispositivos em proliferação trazem para as organizações. Ela utiliza diferentes tipos de cibersegurança para detectá-las e classificá-las, segmentá-las para limitar a exposição da rede e buscar mitigar ameaças relacionadas a firmware não corrigido e outras falhas relacionadas.
Confira também: IoT com rede 5G: Pesquisas revelam riscos à cibersegurança
7. Segurança móvel
A segurança móvel abrange tipos de cibersegurança usados para proteger dispositivos móveis (por exemplo, telefones, tablets e laptops) contra acesso não autorizado e para não se tornarem um vetor de ataque usado para entrar e mover redes.
8. Segurança de rede
A segurança de rede inclui soluções de software e hardware que protegem contra incidentes que resultam em acesso não autorizado ou interrupção de serviço. Isso inclui monitorar e responder a riscos que afetam o software de rede (por exemplo, sistemas operacionais e protocolos) e hardware (por exemplo, servidores, clientes, hubs, switches, pontes, peers e dispositivos de conexão).
A maioria dos ataques cibernéticos começa em uma rede. A cibersegurança de rede foi projetada para monitorar, detectar e responder a ameaças focadas na rede.
9. Segurança operacional
A segurança operacional abrange muitos tipos de processos e tecnologias de segurança cibernética usados para proteger sistemas e dados confidenciais, estabelecendo protocolos de acesso e monitoramento para detectar comportamentos incomuns que possam ser um sinal de atividade maliciosa.
10. Confiança zero
O modelo de segurança de confiança zero substitui a abordagem tradicional focada no perímetro de construção de muros em torno dos ativos e sistemas críticos de uma organização. Existem várias características definidoras da abordagem de confiança zero, que aproveita muitos tipos de cibersegurança.
Na sua essência, a confiança zero baseia-se em diversas práticas, incluindo:
- Verificação contínua de identidade dos usuários
- Estabelecer e aplicar o princípio do menor privilégio para acesso, concedendo apenas o acesso explicitamente necessário para que um usuário execute um trabalho e apenas enquanto esse acesso for necessário
- Microssegmentação de redes
- Não confiar em nenhum usuário (ou seja, interno ou externo)
Muitas das soluções dentro de cada um desses tipos de cibersegurança são usadas em subcategorias, como:
- Software antimalware
- Sistemas antivírus
- Cópia de segurança
- Prevenção contra perda de dados (DLP)
- Gestão de mobilidade empresarial
- Criptografia
- Detecção e resposta de endpoint (EDR)
- Gerenciamento de mobilidade empresarial (EMM)
- Firewalls
- Gerenciamento de identidade e acesso (IAM)
- Sistema de detecção e prevenção de intrusões (IDPS)
- Gerenciamento de aplicativos móveis (MAM)
- Autenticação multifator
- Controle de acesso à rede (NAC)
- Firewall de próxima geração (NGFW)
- Borda de serviço de acesso seguro (SASE)
- Gateways de e-mail seguros (SEG)
- Informações de segurança e gerenciamento de eventos (SIEM)
- Orquestração, automação e resposta de segurança (SOAR)
- Análise de comportamento de usuários e entidades (UEBA)
- Redes privadas virtuais (VPNs)
- Firewalls de aplicativos da Web (WAFs)
Agora que exploramos os 10 tipos essenciais de cibersegurança, é crucial equipar-se com o conhecimento e as habilidades necessárias para enfrentar os desafios digitais em constante evolução. Na IBSEC, oferecemos cursos abrangentes que capacitam você a dominar os princípios da cibersegurança e a aplicar as mais recentes práticas em cada uma dessas áreas críticas.
Proteja seu Futuro Digital com a IBSEC!
Explore nossos cursos especializados em Redes Sem Fio, Redes Industriais, Segurança em Nuvem e muito mais. Esteja preparado para os desafios do mundo digital e garanta a confidencialidade, integridade e disponibilidade dos dados.
Não deixe sua segurança para depois. Inscreva-se agora e fortaleça suas defesas cibernéticas com a IBSEC. Proteja-se, Proteja seus Dados! Clique aqui e confira os cursos disponíveis.