BLOG IBSEC

Um gerente de cibersegurança é um profissional de TI que provavelmente já viu e fez de tudo. Eles passaram por inúmeras auditorias técnicas e de sistemas, acumulando educação e habilidades superiores e são capazes de delegar recursos e autoridade a outros funcionários conforme melhor atenda às necessidades de sua empresa.

Responsabilidades

Como gerente de cibersegurança, seu trabalho será mais gerencial do que técnico. Você precisará organizar uma equipe de profissionais que possam fazer o trabalho de forma eficiente e correta. Você trabalhará com eles para criar estratégias para protocolos de cibersegurança e auditorias. Eles executarão suas políticas e procedimentos de cibersegurança de computadores para garantir que a empresa não seja vítima de crimes corporativos.

Se ocorrer uma violação de cibersegurança, você precisará liderar uma investigação forense e, em seguida, realizar uma auditoria completa para avaliar os pontos fracos em seus sistemas. Então, será imperativo direcionar sua equipe para soluções que garantam que futuras violações não ocorram. Outra de suas responsabilidades será manter-se atualizado com as tendências em segurança cibernética. Você também pode consultar profissionais de aplicação da lei especializados em crimes cibernéticos. Quanto mais você souber sobre como os bandidos estão criando e usando malware ou outras táticas, mais seguros serão seus bancos de dados.

Seus dias serão gastos realizando testes e realizando outras avaliações de novos softwares de segurança que você será responsável por selecionar e instalar. Você precisará saber como gerenciar melhor um determinado orçamento para esses itens, mantendo uma vigilância diligente sobre outras preocupações orçamentárias, como folha de pagamento departamental, custos, como despesas de hardware e incidentes que ocorrem durante um ciclo orçamentário.

Como você é um gerente, você será solicitado a contratar e demitir sua equipe de cibersegurança. Você também precisará ser adepto de trabalhar com funcionários que estão passando por momentos difíceis, além de dar apoio quando os funcionários tiverem um momento decisivo em suas vidas, como a formatura de um programa de pós-graduação Tech MBA. Os melhores gerentes são bons comunicadores e seu estilo muitas vezes será transmitido pelo departamento como um exemplo de liderança eficaz.

Se você trabalha em uma agência governamental ou se é um contratado do governo, precisará certificar-se de que sua equipe receba as autorizações de segurança apropriadas para o trabalho que está realizando. Você e seu departamento podem precisar atender ao mesmo nível dos militares ou da Segurança Interna.

Gerente de Segurança vs. Líder de Segurança de Informações (CISO)

Se você estiver em uma grande empresa ou agência, poderá trabalhar como gerente de segurança e ter um CISO acima de você. Muitas vezes, esse será o caso se houver mais de um departamento de segurança ou se houver um grande departamento com várias divisões, como em uma corporação multinacional (ou mesmo multiestadual).

Nesses tipos de situações, o gerente de segurança pode supervisionar um único departamento de 5 a 25 profissionais de TI. Cada gerente responderia então ao CISO, cuja responsabilidade se estenderia para supervisionar todo o complexo de segurança.

Como tal, o CISO provavelmente teria subido na hierarquia de TI até uma posição gerencial de nível médio e finalmente chegaria ao topo da pirâmide de segurança. Os deveres do CISO espelhariam os do gerente que ele supervisiona, mas em uma escala maior. Eles precisam gerenciar grandes orçamentos e contratar outros funcionários de nível gerencial. O CISO dará o tom para todo o departamento e precisará manter a moral de todos até os administradores de rede de nível básico.

Exemplo de um percurso de carreira

Não há um caminho claro para ser um gerente de cibersegurança, mas há níveis de responsabilidade que se aplicam a quase todos os departamentos de TI. A partir de uma posição de nível de entrada, você precisará ter certeza de que está trabalhando em um departamento de segurança ou que seus deveres de trabalho envolvem protocolos de segurança.

Trabalhos semelhantes

No campo da tecnologia da informação, existem muitos empregos com praticamente as mesmas funções e descrições, mas com nomes diferentes. Quando você tiver adquirido experiência suficiente e adquirido as habilidades para chegar a um cargo de gerenciamento de nível médio, comece a procurar empregos com estes títulos ou similares:

Salários

Salário médio de um Gerente de Segurança da Informação : R$ 20.000,00 /mês.

Especialistas na área de segurança de computadores estão em grande demanda e nesses períodos de alta demanda, os profissionais também podem comandar altos salários. De acordo com o Guia Salarial 2023 – Robert Half, o salário médio mensal de um gerente de segurança da informação é de R$ 20.000. As perspectivas de emprego para o campo também são bastante positivas, com projeções mostrando um crescimento de 11% até 2030 – um crescimento que o Bureau of Labor Statistics afirma estarem mais rápido que a média.

Certificações

Para se tornar um gerente de segurança, você precisa ter aproximadamente 10 anos de experiência em segurança de computadores. Você precisará atender a um requisito mínimo de educação de graduação com certificados adicionais. Se você quiser progredir além de uma posição de gerente de segurança, provavelmente precisará de um Tech MBA com foco em segurança de TI. Isso ajudará você a ser notado para cargos seniores e CISO em sua empresa ou agência.
Na IBSEC você encontra diversos cursos com certificados, eles são ministrados por profissionais renomados com ampla experiência teórica e prática, que te habilitarão passo a passo como se tornar um profissional de segurança digital de sucesso e requisitado. Confira aqui o melhor para você.

Rua Conceição de Monte Alegre, 107 - Bloco B
10º andar, Brooklin - São Paulo, SP - Brasil | CEP: 04563-060

contato @ ibsec.com.br

© 2024 Por IBSEC - Instituto Brasileiro de Cibersegurança | CNPJ: 07.697.729/0001-08

Todos os diretos reservados. | Termos | Privacidade