Como se Tornar um Arquiteto de Cibersegurança?
Um arquiteto de cibersegurança assume um papel vital em um departamento de TI. Você projetará sistemas, gerenciará funcionários e ajudará a suprir as necessidades de cibersegurança da organização. Você pode ascender a essa posição de nível sênior depois de obter ampla experiência e credenciais na área de segurança da informação.
Responsabilidades
Como arquiteto de cibersegurança, você será encarregado de projetar sistemas de segurança para impedir malwares, invasões de hackers e ataques de negação de serviço. Assim que o sistema estiver instalado, você precisará testar as vulnerabilidades e auditar todo o sistema. Para testar completamente seu sistema, talvez seja necessário contratar um consultor externo que possa executar um teste de penetração completo para garantir que o sistema esteja protegido contra ataques externos.
No lado gerencial, um arquiteto de cibersegurança pode trabalhar com outros gerentes para implementar protocolos de funcionários para manter a integridade do sistema. Esses protocolos são especialmente pertinentes em situações de segurança de alto nível, como o trabalho como contratado de defesa. Você pode implementar uma política que declare que nenhuma estação de trabalho deve ficar sem vigilância e que todos os funcionários passam por uma triagem física ao entrar e sair do departamento. Embora aparentemente extremas, tais medidas podem ser necessárias quando você está lidando com dados vitais para a cibersegurança nacional. Como gerente, você precisará implementar treinamento para seus funcionários, realizar entrevistas para novos contratados e até mesmo demitir pessoas quando necessário.
Quando novos padrões e procedimentos forem implementados, caberá a você instruir sua equipe sobre esses assuntos. Como funcionário de nível gerencial, você provavelmente precisará ficar a par das tendências atuais no campo da cibersegurança. Você precisará viajar para conferências e ficar a par das publicações do setor. Algumas pessoas acham gratificante publicar artigos sobre novos softwares de cibersegurança ou práticas recomendadas para projetar uma arquitetura de cibersegurança.
Quando você estiver atualizado sobre as tendências do setor, estará equipado para avaliar quando e como atualizar seu sistema. Você precisará então supervisionar o lançamento de novos pacotes de software, garantindo a integridade de toda a rede enquanto faz instalações e desinstalações. Após essas atualizações, você pode realizar uma nova auditoria para detectar quaisquer conflitos ou falhas de software.
Arquiteto de Cibersegurança vs. Auditor de Cibersegurança
Arquitetos de cibersegurança e auditores geralmente trabalham nos mesmos departamentos, mas a principal distinção entre os dois é que o arquiteto geralmente é o gerente do auditor. O arquiteto é quem projeta e supervisiona a implantação de um sistema e muitas vezes o auditor faz parte da equipe de funcionários que implementa fisicamente essa implantação.
Arquiteto de segurança: O arquiteto é quem projeta e supervisiona a implantação de um sistema.
Auditor de segurança: O auditor faz parte da equipe de funcionários que avalia, essa implementação.
Uma vez que o sistema do arquiteto está em vigor, cabe ao auditor testá-lo e garantir que seja sólido. Este profissional executará testes e examinará os resultados para ver se há algum conflito entre os vários pacotes de software e determinar a melhor forma de resolver qualquer conflito. O arquiteto revisará as descobertas do auditor, em seguida os dois discutirão como proceder.
Ao contrário do auditor, um arquiteto terá outras funções gerenciais, como revisar custos e orçamentos. Você precisará garantir que os custos do novo software estejam dentro do orçamento e que quaisquer consultores externos possam ser pagos em tempo hábil. Muitas vezes, você precisará estar preparado para defender quaisquer novas despesas ao CEO ou CISO da empresa. Se você for um consultor, será vital discutir os excedentes orçamentários com o cliente para que a empresa tenha certeza de receber o pagamento.
Possíveis percursos de carreira
O caminho para se tornar um arquiteto de cibersegurança provavelmente começa com um diploma de graduação e passa por duas camadas no mundo de TI. Se você estiver interessado em seguir uma carreira de cibersegurança no nível de gerenciamento, precisará considerar pelo menos um certificado de pós-graduação em segurança de computadores, bem como quaisquer certificados de organizações do setor. Confira abaixo os vários níveis em sua profissão:
- Posições Intermediárias
- Administrador de Cibersegurança
- Administrador de Redes
- Administrador de Sistemas
- Posições em Cibersegurança
- Analista de Cibersegurança
- Especialista em Cibersegurança
- Engenheiro em Cibersegurança
- Consultor de Cibersegurança
- Posições de gestão
- Gerente de Cibersegurança
- Arquiteto de Cibersegurança
- Diretor de Cibersegurança
- Posição Executiva
- CISO (Chief Information Security Officer)
Trabalhos semelhantes
O campo de TI está cheio de diferentes cargos que parecem ser trabalhos muito semelhantes. Quando você estiver buscando uma posição como arquiteto de cibersegurança, certifique-se de ler e entender a descrição do trabalho e os deveres para ter certeza de que está se candidatando ao cargo certo. Como arquiteto de cibersegurança, você pode ser chamado para desempenhar qualquer uma das seguintes funções:
- Arquiteto de Tecnologia da Informação
- Arquiteto de Cibersegurança de Sistemas de Informação
- Arquiteto de Cibersegurança da Informação Empresarial.
Salários
Salário médio de um Arquiteto de Ciberegurança: R$ 16.000,00 /mês
A cibersegurança de computadores é um campo que tem uma alta demanda por gerentes qualificados, incluindo arquitetos de cibersegurança e rede. Com essa alta demanda vêm os altos salários e seus anos de trabalho duro e serviço serão recompensados com um salário médio de R$ 208.000 por ano, de acordo com o Guia Salarial Robert Half 2023.
Certificações
A maioria dos profissionais de segurança começará sua carreira com um diploma de graduação . Embora seja preferível que o diploma seja obtido em ciência da computação, tecnologia da informação ou segurança cibernética, você pode começar com um diploma em outro campo. No entanto, para chegar ao nível de arquiteto de cibersegurança, você precisará ter conhecimento nos seguintes tópicos:
- Sistemas operacionais Windows, Unix e Linux
- Procedimentos de gestão e avaliação de riscos
- Patologias de ataque de cibersegurança
- Direito cibernético e ética
- Cibersegurança e arquitetura de rede
- Cibersegurança com e sem fio
- Arquitetura corporativa e de cibersegurança.
Como este é um cargo de gestão, você precisará de excelentes habilidades de comunicação escrita e verbal. Será vital saber como manter a moral da equipe e inspirar soluções criativas e inovação. Você precisará se sentir à vontade para assumir o papel de mentor, às vezes é trabalhar com funcionários que estão passando por dificuldades e precisam de ajuda em campo.
A qualificação que você precisa está aqui na IBSEC! A Pós-graduação tech MBA Defesa Cibernética com Ênfase em Inteligência Artificial, Forense e Hacker Ético é o caminho mais curto para você se tornar um arquiteto de segurança! Confira aqui mais detalhes.