Como estudar segurança da informação?
A segurança da informação tornou-se rapidamente um campo emergente, considerando que um número cada vez maior de ataques cibernéticos são realizados contra sistemas e redes informáticas em todo o mundo. Software antivírus e ferramentas rudimentares não são mais suficientes e violações de dados ocorrem todos os dias. Os hackers podem atacar qualquer sistema de computador remotamente, comprometendo a segurança da rede e as informações dos clientes que podem ser usadas para roubo de identidade e fraude. Não é de admirar que você queira iniciar uma carreira em segurança da informação!
Neste guia, você encontrará a melhor maneira de iniciar sua carreira em segurança da informação e recursos para ajudá-lo a se destacar na área.
É possível estudar segurança da informação sozinho?
Você pode estudar segurança da informação por conta própria, graças à infinidade de cursos on-line para iniciantes e aos recursos de aprendizagem disponíveis atualmente. Por exemplo, se você procura opções gratuitas, a IBSEC oferece eventos online, como webinares e tutoriais, para você começar a aprender cibersegurança gratuitamente. Além disso, a IBSEC também permite que você realize exames gratuitamente e conquiste certificações globais com o seu nome gravado.
Se você já atua na área, um curso de segurança da informação pode ajudá-lo a se especializar e adaptar suas habilidades de acordo com as necessidades de infraestrutura da organização, por exemplo, tornando-se um hacker ético. Se você é um iniciante e está interessado em cibersegurança, um curso introdutório irá equipá-lo com uma sólida compreensão da segurança da informação e das técnicas que você precisa dominar para proteger dados confidenciais e lidar com os riscos que uma organização enfrenta.
Além disso, existem excelentes cursos on-line de segurança da informação disponíveis disponíveis aqui na IBSEC que cobrem diferentes conceitos de cibersegurança que o levarão de um novato completo direto ao centro de operações de segurança em um piscar de olhos. Estude cada curso, os diferentes tópicos que eles abordam e os recursos adicionais oferecidos para descobrir qual é a melhor opção para você.
Como estudar segurança da informação
- Comece com o básico
- Faça um curso
- Encontre uma especialidade certa para você
- Obtenha uma certificação
Aprender segurança da informação pode ser bastante administrável se você seguir a abordagem correta e usar as ferramentas certas para desenvolver seu conjunto de habilidades. Aqui estão algumas dicas para você começar.
Comece com o básico
Comece a aprender o básico antes de mergulhar em tópicos mais complexos. Além de habilidades básicas, você também precisa de certas habilidades sociais para construir uma carreira em segurança da informação.
É importante ter uma compreensão básica de:
- Habilidades em software. Aprenda como trabalhar com ambientes de segurança em nuvem, sistemas de computador e diferentes sistemas operacionais. Você também deve saber como usar pacotes de software, como suítes de escritório e antivírus.
- Dados. Conheça os diferentes tipos de dados, como são classificados e quando chamar um perito forense.
- Habilidades em linguagem de programação. Você deverá dominar as habilidades corretas de linguagem de programação para trabalhar na área.
- Redes. Aprenda como funcionam coisas como firewalls e sistemas de detecção de intrusões. Você também deve saber sobre redes privadas virtuais (VPNs) e como elas funcionam.
- Leis de segurança cibernética. Familiarize-se com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e outras legislações relacionadas que possam afetar seu trabalho.
- Hacking ético. Você deve estar familiarizado com os fundamentos do hacking ético e como usar várias ferramentas de cibersegurança, como Nmap, Wireshark e Kali Linux para se defender contra ameaças de segurança cibernética. As organizações exigem que os especialistas em segurança da informação sejam qualificados em testes de penetração e hacking ético para prevenir ataques cibernéticos. Familiarize-se com técnicas de hacking, como detecção de tráfego de rede, quebra de senha e falsificação de sessão.
- Segurança para celulares. Os dias de proteger a sua empresa com pouco mais do que software antivírus já se foram, especialmente porque o trabalho remoto se tornou tão popular. Até as pequenas empresas se tornaram móveis. As violações de dados podem ocorrer facilmente quando os funcionários usam seus próprios laptops e celulares para trabalhar, ameaçando a segurança da sua infraestrutura. Além disso, os hackers estão sempre escaneando seus endereços IP em busca de acesso. Compreender o hacking ético e outras práticas de gerenciamento de dispositivos móveis pode realmente ajudar.
Faça um curso
Quando se trata de aprender sobre segurança da informação, é importante usar uma fonte credível e confiável para treinamento em cibersegurança. Muitas plataformas online oferecem cursos básicos de segurança da informação.
Fazer um curso online ou um bootcamp permite que você estude no seu próprio ritmo, o que for mais confortável. Além disso, eles geralmente têm horários flexíveis, para que você possa ajustá-los à sua programação. Um bootcamp oferece um programa intensivo de uma semana a três meses e geralmente é concluído com um exame final. Pode ser necessário dedicar vários dias para descobrir quais cursos são adequados para você e seus objetivos.
Você também aprende muitas coisas novas com especialistas do setor, com muitas pessoas que também estão aprendendo os fundamentos. Aqui estão alguns cursos online de segurança da informação.
- Curso Fundamentos em Cibersegurança na Prática: Desenvolva uma compreensão abrangente dos princípios da cibersegurança, começando desde o básico até explorar a mentalidade de um hacker. Explore técnicas de ataque cibernético e aprofunde-se no funcionamento das ameaças avançadas. Adquira conhecimentos cruciais que abrangem desde a teoria até a aplicação prática, participando ativamente de simulações de ataques e defesas cibernéticas para aprimorar sua experiência nesta área. Clique aqui e confira o curso da IBSEC.
- Curso Defesa Cibernética Analista SOC na Prática: Desenvolva uma compreensão abrangente sobre o funcionamento do Centro de Operações de Segurança Cibernética (SOC), desde conceitos introdutórios até as ameaças contemporâneas, a mentalidade defensiva, a inteligência de ameaças e o entendimento das automações avançadas. Adquira conhecimentos cruciais que percorrem desde a teoria até a aplicação prática, imergindo-se na experiência prática da defesa cibernética. Clique aqui e confira o curso da IBSEC.
- Curso Hacker Ético na Prática: Desenvolva suas habilidades como Hacker Ético a partir do nível inicial, abordando as melhores práticas para identificação de vulnerabilidades (Pentest), técnicas de invasão, elaboração de relatórios profissionais e reteste. Familiarize-se com o processo de um Pentest Profissional, explorando metodologias e diversos tipos de ataques cibernéticos, como quebra de senha, invasão de aplicações Web, sistemas Windows, Linux e engenharia social. Adquira conhecimentos essenciais que abrangem desde a teoria até a aplicação prática, vivenciando a experiência de um ataque cibernético. Clique aqui e confira o curso da IBSEC.
- Pentest Avançado na Prática: O caminho de aprendizagem de pentest avançado fornece todas as habilidades avançadas necessárias para realizar um teste de penetração completo e profissional em redes e infraestruturas modernas, como a capacidade de executar operações semelhantes às patrocinadas pelo estado e simulações avançadas de adversários. Clique aqui e confira o curso da IBSEC.
- Curso Privacidade, Proteção de Dados e a LGPD na Prática: Desenvolva uma compreensão abrangente desde o início dos conceitos fundamentais relacionados a dados, abordando desde a introdução às leis e agências reguladoras até os fundamentos legais, direitos dos titulares e segurança de dados. Adquira conhecimentos essenciais que percorrem desde a teoria até a aplicação prática, vivenciando a experiência de um ataque cibernético. Clique aqui e confira o curso da IBSEC.
Encontre uma especialidade
Ao longo dos anos, a segurança da informação amadureceu e se tornou um campo diversificado com diferentes especialidades. Em uma empresa, um especialista em cibersegurança é promovido a posições superiores com base na especialização em segurança da informação que possui.
Você pode escolher a especialidade na qual deseja construir uma carreira com base em seu interesse. Se você estiver interessado na área, será mais fácil dominar a arte e se manter atualizado sobre todos os desenvolvimentos recentes nessa área. Além de encontrar o seu interesse, você também deve se concentrar em aprender sobre as diferentes áreas onde são necessários especialistas em segurança da informação. Algumas especialidades comuns são:
- Segurança de aplicativos. Envolve garantir que os aplicativos e programas funcionem conforme o esperado e não contenham vulnerabilidades. Os profissionais de segurança de aplicativos geralmente se concentram no ciclo de vida de desenvolvimento de software (SDLC) e incentivam os desenvolvedores a escrever códigos seguros. Eles também reforçam práticas de codificação seguras em toda a organização.
- Segurança de rede. Esses profissionais trabalham com firewalls, sistemas de detecção de intrusões e outros dispositivos de segurança de rede. Eles garantem que as redes da organização permaneçam seguras, mesmo quando novas vulnerabilidades são descobertas. Eles também mantêm regras de firewall e configuram roteadores/switches para permitir que apenas tráfego autorizado acesse redes.
- Pentester. Hackear também pode ser uma coisa boa! Os pentesters usam diversas técnicas para identificar vulnerabilidades de segurança em sites, sistemas e aplicativos antes que os criminosos o façam. Eles então relatam suas descobertas do teste de penetração às partes apropriadas. Os pentesters trabalham em estreita colaboração com desenvolvedores, auditores e gerenciamento para garantir que as vulnerabilidades sejam corrigidas rapidamente.
- Pesquisa. Os investigadores tentam compreender as técnicas do mundo real que os cibercriminosos utilizam contra os seus alvos, tanto para fins defensivos como para descobrir vulnerabilidades em sistemas. Além disso, eles também tentam avançar no campo geral da segurança da informação, conduzindo experimentos para encontrar novos tipos de ameaças potenciais, descobrindo vulnerabilidades em produtos de gerenciamento de risco e recomendando melhorias de segurança.
Confira também: Quais São Os Tipos De Cibersegurança?
Obtenha uma certificação
Profissionais de segurança da informação, como analistas de cibersegurança, também podem se beneficiar de certificações, como as oferecidas aqui na IBSEC.
Como 59% dos empregadores exigem que os candidatos tenham certificações de segurança da informação, uma combinação de certificações e atividades práticas funcionam bem para a maioria das pessoas.