
SQL Injection: Entenda a Ameaça e Como Evitá-la
SQL Injection (SQLi) é um ataque cibernético que injeta código SQL malicioso em um aplicativo, permitindo que o invasor visualize ou modifique um banco de dados.
Para se proteger contra ataques de SQL injection, é essencial entender qual é o impacto deles e como eles acontecem para que você possa seguir as práticas recomendadas e testar vulnerabilidades.
Consequências de um ataque de SQL injection bem-sucedido
Ataques de SQL injection podem ter um impacto negativo significativo em uma organização. As organizações têm acesso a dados confidenciais da empresa e informações privadas de clientes, e ataques de SQL injection geralmente têm como alvo essas informações confidenciais. Quando um usuário mal-intencionado conclui com sucesso um ataque de SQL injection, o ataque pode ter qualquer um dos seguintes impactos:
- Expor dados confidenciais da empresa: usando SQL injection, os invasores podem recuperar e alterar dados, o que corre o risco de expor dados confidenciais da empresa armazenados no servidor SQL.
- Comprometer a privacidade dos usuários: dependendo dos dados armazenados no servidor SQL, um ataque pode expor dados privados do usuário, como números de cartão de crédito.
- Dar a um invasor acesso administrativo ao seu sistema: se um usuário do banco de dados tiver privilégios administrativos, um invasor poderá obter acesso ao sistema usando código malicioso. Para se proteger contra esse tipo de vulnerabilidade, crie um usuário do banco de dados com o mínimo de privilégios possível.
- Dar a um invasor acesso geral ao seu sistema: se você usar comandos SQL fracos para verificar nomes de usuário e senhas, um invasor poderá obter acesso ao seu sistema sem saber as credenciais de um usuário. Com acesso geral ao seu sistema, um invasor pode causar danos adicionais acessando e manipulando informações confidenciais.
- Comprometer a integridade dos seus dados: usando SQL injection, os invasores podem fazer alterações ou excluir informações do seu sistema.
Confira também: 10 Ferramentas de Quebra de Senha com Orientações para Cibersegurança
3 Tipos de SQL Injection
1. In-band SQL Injection
A In-band SQL Injection (injeção de SQL em banda) é o tipo mais comum de ataque. Com esse tipo de ataque de SQL injection, um usuário mal-intencionado usa o mesmo canal de comunicação para o ataque e para coletar resultados. As seguintes técnicas são os tipos mais comuns de ataques de In-band SQL Injection:
- SQL injection baseada em erro: com essa técnica, os invasores obtêm informações sobre a estrutura do banco de dados quando usam um comando SQL para gerar uma mensagem de erro do servidor de banco de dados. As mensagens de erro são úteis ao desenvolver um aplicativo ou página da web, mas podem ser uma vulnerabilidade mais tarde porque expõem informações sobre o banco de dados. Para evitar essa vulnerabilidade, você pode desabilitar as mensagens de erro depois que um site ou aplicativo estiver ativo.
- SQL injection baseada em union: com essa técnica, os invasores usam o operador UNION SQL para combinar várias instruções select e retornar uma única resposta HTTP. Um invasor pode usar essa técnica para extrair informações do banco de dados. Essa técnica é o tipo mais comum de SQL injection e requer mais medidas de segurança para combater do que a SQL injection baseada em erro.
2. Inferential SQL Injection
A inferential SQL injection também é chamada de SQL injection cega porque o banco de dados do site não transfere dados para o invasor como na In-band SQL Injection. Em vez disso, um usuário mal-intencionado pode aprender sobre a estrutura do servidor enviando cargas de dados e observando a resposta. Os ataques de inferential SQL Injection são menos comuns do que os ataques de In-band SQL Injection porque podem levar mais tempo para serem concluídos. Os dois tipos de ataques de Inferential SQL Injection usam as seguintes técnicas:
- Injeção booleana: com essa técnica, os invasores enviam uma consulta SQL ao banco de dados e observam o resultado. Os invasores podem inferir se um resultado é verdadeiro ou falso com base em se as informações na resposta HTTP foram modificadas.
- Injeção baseada em tempo: com essa técnica, os invasores enviam uma consulta SQL ao banco de dados, fazendo com que o banco de dados espere um número específico de segundos antes de responder. Os invasores podem determinar se o resultado é verdadeiro ou falso com base no número de segundos decorridos antes de uma resposta. Por exemplo, um hacker pode usar uma consulta SQL que comanda um atraso se a primeira letra do nome do primeiro banco de dados for A. Então, se a resposta for atrasada, o invasor sabe que a consulta é verdadeira.
3. Out-of-Band SQL Injection
A Out-of-Band SQL Injection é o tipo menos comum de ataque. Com esse tipo de ataque de SQL injection, usuários mal-intencionados usam um canal de comunicação diferente para o ataque do que eles usam para coletar resultados. Os invasores usam esse método se um servidor for muito lento ou instável para usar Inferential SQL Injection ou In-band SQL Injection.
9 Melhores Práticas para Proteger seu Banco de Dados de SQL Injection
- Instale o software e os patches de segurança mais recentes dos fornecedores quando disponíveis.
- Dê às contas que se conectam ao banco de dados SQL apenas os privilégios mínimos necessários.
- Não compartilhe contas de banco de dados em diferentes sites e aplicativos.
- Use validação para todos os tipos de entrada fornecida pelo usuário, incluindo menus suspensos.
- Configure relatórios de erros em vez de enviar mensagens de erro para o navegador da web do cliente.
- Use instruções preparadas com consultas parametrizadas que definam todo o código SQL e passem cada parâmetro para que os invasores não possam alterar a intenção de uma consulta posteriormente.
- Use procedimentos armazenados para criar instruções SQL com parâmetros que são armazenados no banco de dados e chamados do aplicativo.
- Use validação de entrada de lista de permissões para evitar que entradas de usuário não validadas sejam adicionadas à consulta.
- Escape todas as entradas fornecidas pelo usuário antes de colocá-las em uma consulta para que a entrada não seja confundida com o código SQL do desenvolvedor.
Em geral, as organizações devem evitar usar contas compartilhadas para que os invasores não possam obter mais acesso se uma conta for comprometida. As organizações também devem evitar enviar mensagens de erro do banco de dados para o navegador da web do cliente porque os invasores podem usar essas informações para entender detalhes técnicos sobre o banco de dados.
Confira também: 10 Métodos Protocolo HTTP com Orientações para Cibersegurança
Aprimore suas Habilidades em Segurança e Testes de Invasão
Se você deseja aprofundar seus conhecimentos em segurança da informação e aprender a identificar vulnerabilidades como SQL Injection na prática, o Curso Hacker Ético na Prática da IBSEC é a escolha ideal. Com um conteúdo atualizado e focado em simulações reais, você desenvolverá as habilidades essenciais para proteger sistemas contra ataques cibernéticos.
Garanta sua vaga e comece agora: Curso Hacker Ético na Prática – IBSEC