Segurança da informação: Tem bastante vagas?
As vagas globais de emprego em segurança cibernética cresceram 350%, de um milhão de vagas em 2013 para 3,5 milhões em 2021, de acordo com a Cybersecurity Ventures. O número de empregos não preenchidos estabilizou em 2022 e permanece em 3,5 milhões em 2023. Os esforços da indústria para encontrar novos talentos e combater o déficit continuam, mas é previsto que a disparidade entre a procura e a oferta permanecerão até pelo menos 2025.
No Brasil, segundo levantamento do Google, o país precisará de 530 mil profissionais de tecnologia de informação (TI) até 2025, sendo a área de segurança de informação a que apresenta o maior déficit de talentos. A pesquisa, elaborada em colaboração com a Associação Brasileira de Startups (Abstartups), indica que, a cada ano, entre 2021 e 2025, aproximadamente 53 mil profissionais concluirão seus estudos. No entanto, a demanda por novos talentos nesse intervalo atingirá a marca de 800 mil, conforme informado pela Brasscom, a associação das empresas de tecnologia. A deficiência nas habilidades digitais coloca o Brasil como o terceiro país do G20 que mais deixa escapar a oportunidade de impulsionar o crescimento do PIB.
No site Catho é possível encontrar hoje (novembro de 2023) 893 vagas de emprego de Analista de Segurança da Informação disponíveis no Brasil. Em uma pesquisa rápida você encontra vagas com salário de até R$ 15.000,00.
A falta de profissionais na área significa que as equipes de TI também acabam arcando com um fardo de segurança. A equipe deve ser treinada em conscientização sobre ameaças modernas, incluindo phishing, engenharia social, Business Email Compromise (BEC) e fraude financeira. Eles também devem saber como proteger e defender aplicativos, dados, dispositivos, infraestrutura e pessoas.
Cada posição de TI também é agora uma posição de segurança cibernética. Todo trabalhador de TI, todo trabalhador de tecnologia, está (ou deveria estar) envolvido em algum nível com a proteção e defesa de aplicativos, dados, dispositivos, infraestrutura e pessoas.
Como vimos, vagas não faltam na área de segurança da informação. Se você tem interesse em trabalhar com cibersegurança, que tal dar uma olhada também no nosso texto “Como começar a trabalhar com segurança da informação”, e aproveite para dar uma conferida nos nossos cursos disponíveis.