BLOG IBSEC

Mesmo aqueles que não são familiarizados com codificação provavelmente já ouviram falar do Python. O que começou como um projeto de hobby com o nome de uma trupe de comédia surrealista britânica, o Python cresceu ao longo de três décadas para se tornar uma das principais linguagens de codificação do mundo. 

De acordo com a Pesquisa de Desenvolvedores Stack Overflow de 2022, aproximadamente 68% dos desenvolvedores de software que trabalharam extensivamente com Python manifestaram interesse em continuar desenvolvendo com Python. A mesma pesquisa também identificou o Python como a linguagem de codificação número um mais procurada entre os desenvolvedores que não a estão usando atualmente. Não há como negar a popularidade do Python. E, se as tendências atuais servirem de indicação, provavelmente permanecerá em alta demanda nos próximos anos.

Em que Python é mais usado?

Alguns dos usos mais comuns do Python são para:

1. IA e aprendizado de máquina

Como o Python é uma linguagem de programação tão estável, flexível e simples, é perfeito para vários projetos de aprendizado de máquina (ML) e inteligência artificial (IA). Na verdade, o Python está entre as linguagens favoritas entre os cientistas de dados, e há muitas bibliotecas e pacotes de aprendizado de máquina Python e IA disponíveis.

2. Análise de dados

Assim como a IA e o aprendizado de máquina, a análise de dados é outro campo em rápido desenvolvimento que utiliza a programação Python. Numa altura em que estamos a criar mais dados do que nunca, há necessidade de quem possa recolher, manipular e organizar a informação.

3. Visualização de dados

A visualização de dados é outra área de interesse popular e em desenvolvimento. Mais uma vez, ela aproveita muitos dos pontos fortes do Python. Além de sua flexibilidade e do fato de ser de código aberto, o Python fornece uma variedade de bibliotecas gráficas com todos os tipos de recursos.

4. Aplicações de programação

Você pode programar todos os tipos de aplicativos usando Python. A linguagem de uso geral pode ser usada para ler e criar diretórios de arquivos, criar GUIs e APIs e muito mais. Quer se trate de aplicativos blockchain, aplicativos de áudio e vídeo ou aplicativos de aprendizado de máquina, você pode criá-los todos com Python.

5. Automação de rotinas em cibersegurança

É usado para automação de rotinas de segurança, análise de malware, testes de penetração e monitoramento de segurança. Essa versatilidade permite o desenvolvimento de ferramentas eficientes e ágeis, aumentando a eficácia das atividades de proteção e resposta a ameaças.

Porque Python é bom para iniciantes?

Python é a primeira linguagem de programação predominante para qualquer pessoa que queira entrar no campo. Como falamos acima, é usado em vários campos, incluindo desenvolvimento web, aprendizado de máquina, análise de dados, gerenciamento de servidor, construção de software e muito mais. É incrivelmente versátil e considerado fácil de aprender, tornando-o ideal para iniciantes porque sua sintaxe simples está mais próxima da linguagem natural.

Muitos desenvolvedores veem o Python como a linguagem de programação mais útil, pois pode ser usado para uma variedade de tarefas em vários campos. Python é a melhor escolha para mineração de dados, que é a coleta e análise de dados para encontrar padrões dentro deles. Muitos aplicativos populares da Web e de software são escritos em Python, portanto, é provável que você o encontre em algum estágio de sua carreira de desenvolvimento de software. Aprender Python pode até ser útil para pessoas que não trabalham com programação, pois é uma linguagem popular para automatizar tarefas repetitivas.

Muitas carreiras focadas em dados se concentram fortemente em scripts Python, e é uma habilidade essencial para quem deseja trabalhar como analista de dados ou desenvolvedor web de back-end.

Qual é a linguagem de programação mais usada no mundo?

Com 29,48% de popularidade quanto a linguagem de programação em pesquisa realizada globalmente com base nos dados do Github para o Índice de popularidade da linguagem de programação em setembro de 2021, o Python é a linguagem de programação mais comum usada pelos programadores.

O Python pertence a um arranjo codificado de alto nível. Os programadores podem usar o Python para criar sites, computação científica, mineração de dados e aprendizado de máquina.

Quais empresas usam o Python?

Uma ampla gama de instituições financeiras, empresas de tecnologia, agências governamentais e muito mais procuram candidatos que tenham domínio do Python para cargos na web e desenvolvimento de software e ciência de dados, entre outros.

De um modo geral, os desenvolvedores Python (às vezes chamados apenas de desenvolvedores da Web ou, mais precisamente, desenvolvedores de back-end) usam o Python para desenvolver sites, aplicativos, jogos e muito mais.

O Python é usado pela Intel, IBM, NASA, Pixar, Netflix, Facebook, JP Morgan Chase, Spotify e várias outras grandes empresas. É uma das quatro linguagens principais do Google, enquanto o YouTube do Google é amplamente escrito em Python. O mesmo com Reddit, Pinterest e Instagram. O cliente BitTorrent original também foi escrito em Python. E é usado como uma linguagem de script para controlar o Maya, a ferramenta de modelagem e animação 3D padrão da indústria.

O Python é muito usado em pesquisas acadêmicas, particularmente em bioinformática, biologia e matemática. É a linguagem introdutória padrão para muitos programas universitários de ciência da computação.

Qual é o Python mais utilizado?

É o Django Framework.

O Django é mais um framework do que um módulo por causa dos ótimos recursos e ferramentas que o acompanham.

Django é um framework web Python de alto nível, é muito pesado e é usado por algumas grandes empresas como Instagram e Tinder.

O Django pode ser usado com outras linguagens e estruturas de front-end como React JS, Angular JS e Vue JS.

Ele vem com várias ferramentas e recursos complexos que permitem criar sites simples e complexos de nível empresarial.

Um site Django consiste em um único projeto dividido em aplicativos separados. Cada aplicativo individual é considerado um aplicativo Django e lida com uma funcionalidade específica do site

Curso de Python na IBSEC

Inscreva-se agora no Curso Python para Cibersegurança na Prática da IBSEC e explore todo o potencial que a linguagem Python pode oferecer no mundo da cibersegurança! Não perca essa oportunidade de aprender com os melhores profissionais do mercado e se destacar em sua carreira. Clique aqui e garanta sua vaga. Não deixe para depois, comece a dominar o Python hoje mesmo!

Rua Conceição de Monte Alegre, 107 - Bloco B
10º andar, Brooklin - São Paulo, SP - Brasil | CEP: 04563-060

contato @ ibsec.com.br

© 2024 Por IBSEC - Instituto Brasileiro de Cibersegurança | CNPJ: 07.697.729/0001-08

Todos os diretos reservados. | Termos | Privacidade