BLOG IBSEC

Malware – abreviação de Software Malicioso – é um termo abrangente para aplicativos ou software projetados intencionalmente para danificar ou contaminar um dispositivo eletrônico. Ele pode roubar informações confidenciais armazenadas no seu dispositivo ou instalar software prejudicial para espionar suas atividades online e possivelmente até manter seu dispositivo como refém. O malware pode infectar todos os tipos de dispositivos eletrônicos, incluindo telefones celulares, computadores pessoais, tablets, televisões inteligentes e até vídeo-games.

O malware normalmente se espalha duplicando-se. Ele se esconde nos arquivos de dados do dispositivo, e o dispositivo deve executar esse arquivo para que o malware faça seu trabalho sujo. O malware pode permanecer inativo até que o arquivo infectado seja acessado, o que faz com que o malware seja executado e cause danos. Uma vez ativado, o malware pode se espalhar para outros arquivos e programas no seu dispositivo.

Como o malware é entregue?

As formas mais comuns pelas quais as pessoas são expostas a riscos de malware são por e-mail, sites, chamadas telefônicas e downloads de software ou aplicativos.

Confira também: Como proteger os seus dados para evitar uma violação?

Os cibercriminosos podem fazer isso no conforto de casa e estar localizados em qualquer lugar do mundo. Eles não precisam de contato direto com você para terem sucesso. Os cibercriminosos podem definitivamente enganar os usuários para que infectem seus próprios dispositivos. Mas os ataques de malware não funcionarão sem o ingrediente mais importante: VOCÊ!

É por isso que é tão importante saber o que é malware, como detectá-lo e como lidar com ele.

As muitas formas de malware

Detectando malware em um dispositivo

Os usuários podem enfrentar vários sintomas que indicam a presença de malware em seus dispositivos. Alguns comportamentos do sistema que geram sinais de alerta são óbvios, como desempenho reduzido, travamentos ou congelamentos frequentes, aplicativos lentos, problemas de conexão com a Internet, anúncios pop-up inesperados, alterações na página inicial do navegador, software antivírus atual ou aplicativo que para de funcionar e uso excessivo da bateria.

Comportamentos menos óbvios que devem ser monitorados são a perda de espaço em disco, o aumento da atividade de internet do sistema ou o dispositivo ligar o Wi-Fi e as conexões de internet sem o conhecimento do usuário.

Às vezes não há sinais, mas isso não significa que devamos ser complacentes, porque nenhuma notícia nem sempre é uma boa notícia. Um malware poderoso pode se esconder profundamente em um sistema, realizando seus negócios sujos sem levantar nenhum sinal de alerta, pois captura senhas, rouba arquivos confidenciais ou até mesmo usa o sistema do dispositivo para se espalhar para outros dispositivos.

Resposta adequada à infecção por malware, uma vez detectada

Se houver suspeita de que um malware tenha se instalado em um dispositivo, há algumas etapas que devem ser seguidas.

  1. Primeiro, isole o sistema ou dispositivo infectado. Desative a conexão sem fio e desligue o Bluetooth para que outros dispositivos conectados não sejam infectados.
  1. Em seguida, instale um programa antimalware/antivírus confiável e legítimo e execute uma verificação.
  1. Depois que o dispositivo estiver limpo, é importante alterar as senhas, não apenas dos dispositivos, mas também das contas de e-mail e de mídia social, dos sites de compras favoritos e dos bancos on-line e dos centros de cobrança. Por fim, RELATE. Várias agências querem saber sobre ataques de malware, incluindo o CERT.br (Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil).

Nenhuma proteção é absoluta, mas uma combinação de consciência pessoal e ferramentas de proteção bem projetadas tornará seu dispositivo o mais seguro possível.

Evitando malware antes que aconteça

Todos os dispositivos são vulneráveis a malware. Se pudesse escolher, quem não gostaria de prevenir um vírus de computador em vez de lidar com as consequências? Portanto, a pergunta mais importante é: “Como posso garantir que meu dispositivo permaneça livre de malware?”

A resposta é dupla: (1) vigilância pessoal e (2) ferramentas de proteção.

  1. Vigilância pessoal 

É a primeira camada de proteção contra malware, mas simplesmente ter cuidado não é suficiente. Como a segurança online não é perfeita, mesmo os downloads de sites legítimos podem, às vezes, conter malware anexado. Isto significa que mesmo o utilizador mais cauteloso corre risco, a menos que sejam tomadas medidas adicionais.

Para não fazer

Para fazer

Confira também: Desvendando a Engenharia Social na Segurança da Informação: O Que Você Precisa Saber

  1. Ferramentas de proteção 

São criadas para lidar com malware e vírus e são projetadas para localizar e eliminar qualquer malware em um dispositivo. Programas antivírus bem projetados verificarão qualquer aplicativo recém-baixado para garantir que esteja livre de malware, verificarão periodicamente o dispositivo para detectar e derrotar qualquer malware que possa ter escapado e serão atualizados regularmente para reconhecer as ameaças mais recentes. Avaliações atuais e especializadas dos produtos e softwares de tecnologia mais recentes podem ser encontradas online.

Curso Malware: Prevenção, Proteção e Resposta a Incidentes na Prática da IBSEC

Agora que você entende as ameaças de malware e a importância de proteger seus dispositivos, a pergunta é: você está realmente preparado para enfrentar um ataque cibernético?

Para ajudá-lo a fortalecer sua segurança digital, a IBSEC oferece o curso “Malware: Prevenção, Proteção e Resposta a Incidentes na Prática.” Este curso foi desenvolvido para quem deseja aprender estratégias eficazes para prevenir, identificar e reagir a incidentes de malware.

Com instrutores experientes em segurança da informação e conteúdo prático, você aprenderá a:

Seja você um iniciante ou um profissional de TI, este curso é projetado para todos que querem uma compreensão mais profunda do mundo da cibersegurança. Inscreva-se hoje e dê o próximo passo para proteger sua segurança digital. Clique aqui. 

Rua Conceição de Monte Alegre, 107 - Bloco B
10º andar, Brooklin - São Paulo, SP - Brasil | CEP: 04563-060

contato @ ibsec.com.br

© 2024 Por IBSEC - Instituto Brasileiro de Cibersegurança | CNPJ: 07.697.729/0001-08

Todos os diretos reservados. | Termos | Privacidade