Hacking Filmes: Os 20 melhores filmes de hackers de todos os tempos
Histórias sobre hackers já despertaram a atenção dos roteiristas mesmo antes da invenção da World Wide Web. Cineastas de todo o mundo retratam a comunidade hacker há décadas. Da ficção aos documentários, os filmes sobre hackers são tanto um bom entretenimento quanto histórias de advertência. Se você está procurando algo para assistir, fizemos uma lista de clássicos cult e filmes menos conhecidos sobre hackers de computador para você aproveitar.
Os melhores filmes de hackers
Vamos explorar nossa lista de filmes de hackers que valem a pena assistir.
20. Swordfish (2001)
Swordfish conta a história de um cyberhacker, Stanley Jobson (Hugh Jackman), que retorna da prisão e não consegue ver sua filha devido a uma ordem de restrição. Ele conhece uma mulher, Ginger Knowles (Halle Berry), e ela o convence a ajudar um espião, Gabriel Shear (John Travolta), a roubar bilhões de dólares e conseguir dinheiro para honorários advocatícios para obter a custódia de sua filha. Segue-se o caos, incluindo vários casos de hacking. O filme oferece algumas representações de codificação visualmente atraentes e autênticas, embora seja famoso pelo cabelo de Travolta.
19. 007 contra GoldenEye (1995)
GoldenEye é a 17ª edição da franquia James Bond. Neste filme, Bond (Pierce Brosnan) tem que proteger o mundo de uma arma espacial de pulso eletromagnético nuclear chamada “GoldenEye”. Bond deve lutar contra fantasmas de seu passado e, com a ajuda de uma jovem programadora, interromper as tentativas de um hacker de controlar a perigosa arma espacial. GoldenEye não se concentra em hackers, mas retrata a espionagem em meados da década de 1990 e a crescente importância da tecnologia de uma forma divertida.
18. Algorithm (2014)
Em Algorithm, um jovem hacker de computador, Hash (Raphael Barker), investiga os cantos obscuros da Internet e descobre um misterioso programa de computador do governo. Inadvertidamente, ele se lança em uma revolução. O filme se concentra em criptografia, guerra cibernética e, claro, programação de computadores. Embora seja divertido de assistir, as cenas de hacking carecem de autenticidade.
17. One Point O (2004)
One Point O é um filme de hacker que segue o programador de computador e engenheiro de rede Simon (Jeremy Sisto), que continua recebendo pacotes vazios. Apesar de todas as medidas de segurança que toma, ele não consegue descobrir quem os envia. Simon também desenvolve uma obsessão por um determinado produto e, como descobre mais tarde, não é o único morador de seu prédio a fazê-lo. One Point O explora os temas de identidade, manipulação, hacking e algoritmos. É apresentado como um filme de terror cyberpunk distópico, mas assisti-lo agora levanta a questão de quão longe estamos do cenário retratado no filme se tornar realidade.
16. Uma Saída de Mestre (2003)
Este filme de 2003 compartilha o título, mas não o enredo do filme britânico de 1969 – Uma Saída de Mestre conta a história de um grupo de ladrões habilidosos que planejam roubar milhões de dólares em ouro. O hacker do grupo, Lyl (Seth Green) manipula sistemas de segurança e viabiliza o assalto, enfatizando a importância da expertise cibernética e do conhecimento de tecnologia. Este filme repleto de estrelas é divertido de assistir com suspense, ação e retrato de roubo digital. E não vamos esquecer a famosa sequência de perseguição do Mini Cooper.
15. CitizenFour (2014)
CitizenFour é um documentário sobre o notório cidadão americano Edward Snowden, mas não um filme tradicional de hackers. Pelo contrário, é a verdadeira história da divulgação, por Snowden, de documentos confidenciais da Agência de Segurança Nacional e da revelação da vigilância governamental. Snowden é retratado como um hacker ético, e o documentário levanta questões sobre a capacidade tecnológica, a privacidade e quanto disso poderia e deveria ser sacrificado pelo “bem maior”.
14. O Quinto Poder (2013)
Benedict Cumberbatch interpretou Julian Assange, o fundador do WikiLeaks, no filme de 2013 O Quinto Poder. O filme explora os dilemas éticos da era digital, à medida que Assange e a sua equipe pretendem expor segredos governamentais e promover a transparência. The Fifth Estate retrata a ascensão do WikiLeaks e confunde os limites entre a cultura hacker e a denúncia de irregularidades. Não é exatamente um filme de hacker, mas a verdadeira história por trás dele é interessante.
13. Os Invasores (2014)
No filme alemão Os Invasores, Benjamin Engel (Tom Schilling), um jovem hacker de computador, junta-se ao grupo de hackers CLAY (Clowns Laughing At You). O grupo emprega várias formas de hacking para pregar peças em Berlim, tornando-se popular nas redes sociais. MRX, o modelo de hacker de Benjamin, ri deles, e logo as coisas ficam mais sérias, pois os membros do CLAY devem usar várias técnicas de hacking apenas para ficarem fora da prisão. Os Invasores é único na forma como retrata o hacking e a comunicação dos hackers no mundo online. Se precisar de mais motivos para assistir, é Clube da Luta combinado com Mr. Robot.
12. 23 (1998)
O filme 23 conta a história de Karl Koch, um jovem gênio da informática alemão, e retrata os primeiros hackers e suas técnicas dos anos 80. Em 23, Karl (August Diehl) e seu amigo invadem uma das primeiras redes globais de dados, e a KGB logo os recruta para espionar os EUA e a Alemanha Ocidental. Testemunhas desses eventos da vida real afirmam que nem todos os eventos que aconteceram são retratados com precisão no filme. No entanto, as cenas de hacking são autênticas e ainda relevantes hoje.
11. Duro de Matar 4.0 (2007)
Em Duro de Matar 4.0, os ciberterroristas ameaçam desligar toda a infraestrutura dos Estados Unidos – agências governamentais, sistemas financeiros e semáforos. John McClane (Bruce Willis) e Matt (Justin Long), um jovem hacker, unem forças para detê-los usando novas tecnologias e ação tradicional no estilo Duro de Matar. Duro de Matar 4.0 hiperboliza o hacking, enfatizando a crescente importância da segurança cibernética, e oferece algumas cenas de ação cheias de adrenalina, tornando-o um grande entretenimento. Além disso, é um alerta sobre por que é importante pagar ao seu programador.
10. A Origem (2010)
A Origem não é um filme de hacking tradicional porque Cobb (Leonardo di Caprio) e sua equipe invadem mentes em vez de sistemas de computador para extrair informações. Porém, as estratégias e habilidades, principalmente psicológicas, que a equipe utiliza são semelhantes às utilizadas pelos hackers de computador, apenas retratadas na realidade da ficção científica nolaniana. O filme segue Cobb enquanto ele tenta fazer o oposto de seu trabalho habitual e implantar informações em vez de extraí-las na esperança de ter sua ficha criminal apagada e ver seus filhos novamente. A Origem, aclamado por seus visuais impressionantes, pode ser visto como um crime cibernético no reino metafísico da mente.
Confira também: Hacker Filme Netflix: Filmes sobre hackers para você assistir
9. The Girl with the Dragon Tattoo (The Millenium series) (2009-2011, 2018)
A série de livros Millenium tornou-se uma trilogia de filmes suecos (2009) e em 2010 expandiu-se para uma série de TV, ambas estrelando Noomi Rapace como protagonista principal, Lisbeth Salander, uma jovem hacker. Ao longo dos filmes e séries, ela usa suas habilidades de hacking, vigilância e experiência para buscar vingança e justiça e descobrir a corrupção, provando que as mulheres podem fazer tanto, se não mais, do que os homens no mundo da informática. Em 2011, David Fincher fez a versão americana de The Girl with the Dragon Tattoo, estrelada por Rooney Mara e Daniel Craig, e Claire Foy estrela a sequência The Girl in the Spider’s Web (2018). A opinião popular diz que as adaptações suecas são melhores, mas só há uma maneira de ter certeza: assistindo tudo.
8. Blackhat (2015)
No thriller de crime cibernético Blackhat, o galã Chris Hemsworth é um hacker gênio da computação condenado, Nicholas Hathaway, que tem a chance de se redimir. No filme, os cibercriminosos invadem usinas nucleares e bolsas de valores, aumentando as apostas e tornando Hathaway a única pessoa a salvar o mundo porque os criminosos usam seu código. Este filme de suspense recebeu críticas mistas após o lançamento, mas não por causa das cenas de hacking.
7. Privacidade Hackeada (2019)
O documentário Privacidade Hackeada revela como os dados dos usuários do Facebook foram coletados sem o seu consentimento. O filme explora o escândalo Cambridge Analytica, que usou dados de usuários para influenciar campanhas políticas. O escândalo é recontado através de entrevistas com especialistas e denunciantes em cibersegurança, sublinhando o poder dos dados na era da Internet. Este documentário também serve como um alerta sobre a importância da transparência e da responsabilização e o poder dos dados no mundo digital.
6. Takedown (2000)
Takedown é sobre o notório hacker Kevin Mitnick e a perseguição do FBI, que terminou com a prisão de Mitnick em 1995. Embora o filme afirme ser baseado em uma história verdadeira, Mitnick afirmou que errou muitas coisas. No entanto, ele retrata algumas técnicas impressionantes de hacking de computador – Mitnick começou sua carreira de hacker em 1979, quando ainda era um estudante do ensino médio.
5. Hackers – Piratas de Computador (1995)
Hackers é um filme cult clássico de hackers dos anos 90 sobre um grupo subversivo de jovens hackers em cujas mãos cai um vírus de computador que pode abrir portas para milhões de dólares. Mas muito dinheiro traz problemas. Estrelado por Johnny Lee Miller e Angelina Jolie, Hackers é complementado por música progressiva e efeitos visuais. Embora os críticos não elogiem a história, o hacking no filme é realista, o que o torna imperdível.
4. Tron – Uma Odisseia Eletrônica (1982)
Em Tron, um engenheiro de computação, Kevin Flynn (Jeff Bridges), tenta invadir um sistema de computador para recuperar o trabalho que foi roubado dele por um colega, Dillinger (David Warner). Em vez disso, Flynn é transportado para o software de computador e tem que lutar contra Dillinger no mundo digital. Na época em que foi lançado, os efeitos visuais de Tron eram inovadores, assim como o conceito de hacking como combate em realidade virtual. Alguns efeitos e técnicas podem parecer desatualizados agora, mas ei, este é o filme que abriu caminho para muitos filmes de ficção científica.
3. Matrix (1999-2021)
Em Matrix, a civilização humana morreu após a criação da inteligência artificial no século 21, quando as máquinas dominaram o mundo, deixando a humanidade em uma simulação. Este filme e suas três sequências (The Matrix Reloaded [2003], The Matrix Revolutions [2003] e The Matrix Resurrections [2021]) seguem o hacker Neo (Keanu Reeves), que é recrutado para uma rebelião contra as máquinas. Na tetralogia, hackear é uma ferramenta de desafio e libertação, sendo o sistema o vilão. A série de filmes Matrix é um clássico cult, frequentemente discutido e analisado sob vários aspectos, garantindo à franquia um lugar entre os três principais filmes de hackers.
2. Quebra de Sigilo (1992)
Quebra de Sigilo é um filme de hacking e assalto. Em sua juventude, um hacker experiente, Martin (Robert Redford), usou o hacking para tirar dinheiro de empresas malignas e financiar aquelas que lutam pelo bem. Ele transformou suas habilidades em uma carreira e agora é um especialista em segurança cibernética, realizando testes de penetração com sua equipe quando a NSA o aborda para recuperar uma poderosa ferramenta de hacking dos russos. Quebra de Sigilo resistiu ao teste do tempo e até previu o futuro de alguns de seus modelos – um verdadeiro must-watch.
1. Jogos de Guerra (1983)
Em Jogos de Guerra, o hacker adolescente americano David (Matthew Broderick) usa o hacking para corrigir suas notas e encontrar um novo jogo emocionante. Ele, sem saber, invade um sistema central de simulação de computador militar e, pensando que é apenas um jogo, quase inicia a Terceira Guerra Mundial, porque o supercomputador militar não consegue entender a diferença entre a simulação e a realidade. Este filme tornou-se ainda mais relevante hoje porque discute os temas da IA, a sua tomada de decisões e o fato de que o único movimento vencedor na guerra é não iniciá-la.
Confira também: Hacker filme Amazon Prime: Filmes sobre hackers para você assistir
Torne-se um Hacker Ético
Se você se inspirou nessas histórias de hackers e quer explorar o mundo da cibersegurança de forma ética e responsável, agora é a sua chance. Inscreva-se no curso Hacker Ético na Prática da IBSEC e aprenda com os melhores profissionais do mercado. Desenvolva habilidades que vão desde a análise de vulnerabilidades até a implementação de soluções de segurança, e prepare-se para proteger sistemas e redes contra ameaças reais. Comece sua jornada hoje e torne-se um especialista em cibersegurança! Clique aqui.