BLOG IBSEC

A imagem mostra vários contêineres coloridos empilhados, com um céu azul ao fundo. No canto inferior esquerdo, está o logotipo da IBSEC - Instituto Brasileiro de Cibersegurança.

As melhores práticas de segurança de contêiner são um conjunto de diretrizes e estratégias voltadas para proteger seus aplicativos em contêiner. O objetivo é proteger seus contêineres de potenciais ameaças, violações e ataques, garantindo a segurança e a privacidade de seus dados. 

10 práticas para Fortalecer a Segurança em Ambientes de Containers

  1. Monitoramento e Varredura de Containers – Utilizar ferramentas para monitorar continuamente e realizar varreduras de segurança em containers e registries, identificando atividades maliciosas. Ferramentas como Aqua Security e Sysdig Secure são exemplos modernos.
  1. Proteção de Aplicações Nativas da Nuvem (CNAP) – Implementar soluções de proteção de aplicações nativas da nuvem que forneçam segurança abrangente e rastreabilidade ao longo do ciclo de vida dos containers. Plataformas como Palo Alto Prisma Cloud são recomendadas.
  1. Análise Forense de Containers – Realizar análise forense detalhada em containers comprometidos, incluindo a análise de históricos de comandos e logs de acesso. Ferramentas como Falco e Grafeas são utilizadas para essa finalidade.
  1. Gerenciamento de Configurações de Containers – Garantir a segurança nas configurações de deployment de containers, evitando o vazamento de credenciais e dados sensíveis. Ferramentas como HashiCorp Vault podem ajudar na gestão segura de segredos.
  1. Segurança na Cadeia de Suprimentos de Software – Implementar práticas de segurança para garantir que todos os componentes utilizados na construção de containers sejam verificados e seguros. Ferramentas como Snyk ajudam a identificar vulnerabilidades em dependências de software.
  1. Gerenciamento de Ciclo de Vida de Imagens de Containers – Utilizar práticas e ferramentas para garantir a atualização regular de imagens de containers e a remoção de imagens obsoletas ou comprometidas. Ferramentas como Anchore são recomendadas.
  1. Análise de Timing e Artefatos de Imagens Docker – Realizar análises de timing e exame de artefatos de imagens Docker para identificar atividades suspeitas. Ferramentas como Docker Bench for Security podem ser utilizadas.
  1. Detecção de Indicadores de Comprometimento (IoCs) – Monitorar e identificar indicadores de comprometimento em containers, como portas expostas e credenciais hard-coded. Ferramentas como Splunk e ELK Stack são comuns para essa tarefa.
  1. Implementação de Honeypots em Containers – Deploy de honeypots em ambientes de containers para atrair e analisar atividades de ameaça. Ferramentas como T-Pot e Honeytrap são utilizadas para essa finalidade.
  1. Treinamento e Conscientização em Cibersegurança – Promover programas contínuos de treinamento e conscientização em cibersegurança para funcionários, focando em práticas seguras no uso de containers e resposta a incidentes. 

Confira também:  Cibersegurança: como funciona a segurança de dados na nuvem

Gostou do conteúdo? Se você deseja aprofundar mais seu conhecimento sobre cibersegurança, confira os nossos cursos disponíveis

Rua Conceição de Monte Alegre, 107 - Bloco B
10º andar, Brooklin - São Paulo, SP - Brasil | CEP: 04563-060

contato @ ibsec.com.br

© 2024 Por IBSEC - Instituto Brasileiro de Cibersegurança | CNPJ: 07.697.729/0001-08

Todos os diretos reservados. | Termos | Privacidade