BLOG IBSEC

como tirar vírus no celular

Como tirar vírus no celular é uma dúvida comum para quem percebe que o dispositivo começou a apresentar falhas ou lentidão. Se você está lendo este artigo, talvez tenha notado problemas de desempenho no seu celular e suspeite que ele esteja infectado por um vírus. Talvez você tenha acessado um site suspeito, clicado em um link estranho em uma mensagem de texto ou instalado um aplicativo de outro lugar que não a loja padrão. Neste artigo, abordaremos alguns passos simples para limpar seu telefone de vírus e outros malwares e tentar remover problemas que podem estar deixando seu dispositivo lento.

Sinais de que seu telefone pode ter um vírus

Como saber se seu telefone tem um vírus? Procure por estes sintomas:

Se você estiver vendo estes sinais de alerta, é possível que seu telefone tenha malware instalado. Então confira abaixo um passo a passo de como tirar vírus no celular. 

Confira também: Como funciona a segurança da informação nos celulares?

Como tirar vírus no celular (passo a passo) em Android ou iOS

Antes de redefinir o telefone para as configurações de fábrica e apagar todos os seus dados, vamos tentar três passos simples primeiro.

Etapa 1: Limpe o cache do seu navegador

O cache é um local de armazenamento reservado no seu dispositivo que armazena arquivos temporários para ajudar os sites a carregarem mais rápido. Se você usa o telefone há muito tempo, esses arquivos temporários podem estar ocupando muito espaço, fazendo com que o dispositivo fique com pouco espaço de armazenamento. Limpá-lo pode acelerar o desempenho e ajudar a descartar malware como a causa dos seus problemas.

Este é o primeiro passo simples de como tirar vírus no celular. Para maior precaução, você também pode esvaziar a pasta “Downloads” em dispositivos Android e iOS, pois pode haver um arquivo infectado nessa pasta.

Etapa 2: Remover aplicativos não reconhecidos

Muitas vezes, a fonte do vírus é um aplicativo que o usuário baixou. Tente remover os aplicativos instalados recentemente, um por um, antes que os sintomas comecem a aparecer.

Para dispositivos Android, você também deve garantir que o Google Play Protect esteja ativado (ele deve estar ativado por padrão) e é sempre recomendável deixá-lo ativado. Quando ativado, o Google Play Protect executará uma verificação de segurança nos aplicativos da Google Play Store antes de você baixá-los, além de verificar se há aplicativos potencialmente perigosos baixados de outras fontes no seu dispositivo. Encontre mais informações sobre como ativá-lo gratuitamente neste artigo do Google.

No futuro, lembre-se de baixar aplicativos diretamente da Play Store (Android) ou App Store (iOS), pois os aplicativos verificados por essas plataformas são mais seguros.

Etapa 3: Execute uma redefinição de fábrica

Este é o seu último recurso de como tirar vírus no celular. Se tudo o mais falhar e seu telefone iOS ou Android ainda apresentar sinais de malware ou desempenho lento, você precisará executar uma redefinição de fábrica, que reverterá seu telefone para o “Dia 1” de quando você o comprou.

Como a redefinição de fábrica apagará todos os dados do seu telefone (incluindo contatos, fotos e arquivos), você precisará fazer backup do seu conteúdo mais importante. Leia aqui sobre as etapas de como fazer backup dos dados do seu dispositivo específico.

Para executar uma redefinição de fábrica no seu telefone, abra “Configurações” e pesquise por “Redefinição de fábrica”. Após a redefinição de fábrica, você poderá restaurar seu telefone a partir de uma data de backup anterior. Mas lembre-se: você precisará usar um backup limpo, ou poderá correr o risco de reintroduzir malware no seu dispositivo Android ou iOS.

Dicas para ajudar a manter seu telefone protegido contra malware e vírus no futuro

  1. Baixe aplicativos diretamente da App Store (iOS) ou Play Store (Android). No futuro, lembre-se de baixar aplicativos diretamente da Play Store (Android) ou App Store (iOS), pois os aplicativos nessas plataformas são mais seguros e verificados para remover aplicativos maliciosos. Pop-ups informando que você deve alterar as configurações para fontes desconhecidas ou que precisa fazer uma atualização “especial” fora da loja podem ser um sinal de que alguém está tentando instalar um aplicativo não aprovado.
  2. Esteja alerta e vigilante ao navegar na web. Não abra links ou visite sites inseguros. Mais importante ainda, desconfie muito do que você baixa da web, pois esses arquivos podem conter malware prejudicial.
  3. Faça backup dos seus dados com frequência. Se você perder seu telefone ou seu conteúdo, ainda terá outro local onde suas fotos, arquivos e contatos serão armazenados. E se o seu telefone for corrompido por malware, você terá uma data de backup limpa para a qual poderá reverter o telefone sem precisar reinstalar tudo do zero.
  4. Fique atento às atualizações do sistema e de aplicativos. Mantenha o sistema operacional do seu celular e todos os seus aplicativos atualizados. Se você configurar seu dispositivo para permitir atualizações automáticas, será uma preocupação a menos.
  5. Tenha cuidado ao usar redes Wi-Fi públicas. Certifique-se de que seja uma rede segura e, se estiver usando uma Wi-Fi pública, não forneça informações pessoais nem realize transações confidenciais, como acessar suas contas bancárias online ou de cartão de crédito.
  6. Instale um software antimalware. Pesquise online por softwares antimalware bem avaliados. Muitos deles oferecem uma versão gratuita que verifica seu dispositivo em busca de vírus e malware — sem a necessidade de atualizar para uma versão paga. Certifique-se de que a proteção antimalware padrão em dispositivos Android, o Google Play Protect, esteja ativada.

Quer se aprofundar e aprender como se proteger de forma prática contra ameaças digitais? O Curso Fundamentos em Cibersegurança na Prática da IBSEC é o primeiro passo para entender como funciona a segurança da informação e como aplicar medidas eficazes no dia a dia.

Clique aqui e saiba mais

Rua Conceição de Monte Alegre, 107 - Bloco B
10º andar, Brooklin - São Paulo, SP - Brasil | CEP: 04563-060

contato @ ibsec.com.br

© Por IBSEC - Instituto Brasileiro de Cibersegurança | CNPJ: 07.697.729/0001-08

Todos os diretos reservados. | Termos | Privacidade