Como se Tornar um Engenheiro de Cibersegurança?
Engenheiros de cibersegurança são profissionais que protegem computadores e sistemas de rede de possíveis hackers e ataques cibernéticos. As lacunas de segurança na tecnologia tornaram-se mais sofisticadas e as ocupações de segurança da informação estão em demanda. Saber como se tornar um engenheiro de cibersegurança pode ajudá-lo a encontrar uma carreira gratificante.
O que os engenheiros de cibersegurança da informação fazem
Engenheiros de segurança de sistemas de informação (ISSE – Information systems security engineers), ajudam as empresas a manter os dados confidenciais seguros. Os dados podem incluir registros confidenciais de clientes, como registros de pacientes em um hospital, segredos comerciais e registros financeiros que são potenciais alvos de ataques cibernéticos. Ser um ISSE desempenha um papel importante na proteção de empresas, governos e indivíduos contra hackers e criminosos cibernéticos que estão sempre criando novas maneiras de se infiltrar em bancos de dados confidenciais.
Salários
Salário médio de um Engenheiro de Segurança da Informação: R$ 15.000,00 /mês.
O salário médio nacional de Engenheiro de Segurança da Informação é de R$15.000 no Brasil, segundo o Guia Salarial 2024 – Robert Half
Certificações
O planejamento para se tornar um engenheiro de segurança da informação deve começar no ensino médio. Focar em aulas de matemática e ciências da computação o ajudará a ter uma base sólida, assim te preparando para uma carreira como engenheiro de segurança da informação. As habilidades de escrita e fala também são úteis para qualquer carreira, mas especialmente para aquelas nas ciências, nas quais você precisará apresentar suas ideias a potenciais empregadores ou clientes. Uma experiência em contabilidade e marketing é importante para aqueles que buscam uma carreira de consultor ou freelancer em engenharia de segurança.
O próximo passo para ser um engenheiro de segurança da informação é obter um diploma de graduação em ciência da computação.
Seus cursos podem incluir os seguintes:
- Engenharia da computação
- Sistemas de informação
- Informática geral
- Segurança da tecnologia da informação.
Um programa de pós-graduação em segurança de computadores, além da experiência no trabalho, tem o potencial de proporcionar uma carreira mais bem-sucedida e abrir possibilidades que você não encontraria com apenas uma graduação.
Os empregadores geralmente preferem funcionários em potencial que tenham pelo menos um diploma de graduação em disciplinas como sistemas de informação (SI), tecnologia da informação (TI), matemática aplicada, programação de computadores, engenharia ou outro campo relacionado à computação.
Os engenheiros de segurança precisam de muitas habilidades técnicas. Algumas das habilidades que os engenheiros de segurança precisam são habilidades de suporte de TI, familiaridade com Unix/Windows, compreensão de como monitorar sistemas de segurança e conhecimento da infraestrutura de sistemas de segurança. Outros conhecimentos de sistemas operacionais de rede, como parar tentativas de phishing, detecção de vírus de computador, computação forense, ética de engenharia de segurança, criptografia de laptops e servidores de e-mail, conhecimento de funções de auditoria, sistemas de laboratório de informática, bem como conformidade de segurança.