BLOG IBSEC

Todo departamento de TI precisa de um gerente de alto nível para supervisionar suas operações e pessoal de cibersegurança. Você pode se qualificar para um cargo de diretor de segurança depois de muitos anos como auditor, como pentester ou se tiver experiência em outra área na área de segurança de computadores.

Responsabilidades

Um diretor de segurança é um dos líderes na área de TI. Eles são responsáveis ​​pela manutenção e desenvolvimento de protocolos de cibersegurança para bancos de dados e redes de uma empresa. Espera-se que eles escrevam as regras e regulamentos para todos em sua equipe de profissionais que integram medidas de segurança ao restante do departamento de TI.

Eles podem garantir que medidas de segurança sejam tomadas quando a rede precisar de manutenção ou durante algo aparentemente tão rotineiro quanto uma atualização de software. Nesses momentos, um programador pode cometer um simples erro que expõe um banco de dados, portanto, a equipe de segurança precisa estar atenta para que uma violação de segurança não ocorra inadvertidamente por simples erro humano. Quer essa violação seja um acidente dentro do firewall corporativo ou um ataque deliberado e malicioso de um estranho, o diretor será responsável por chegar ao fundo do problema. A partir desse ponto, o diretor é responsável por conceber soluções para o problema.

Como gerente, um diretor de segurança precisa contratar uma equipe que melhor atenda às necessidades de segurança cibernética da empresa ou departamento. O treinamento e o desenvolvimento dos funcionários também ficam em sua responsabilidade, assim como a contratação e a demissão. Outras funções de gerenciamento podem incluir trabalhar com preocupações orçamentárias para folha de pagamento e gastos com novos hardwares e softwares.

Ao chegar ao nível de diretor de segurança, você provavelmente responderá diretamente a um Chief Information Security Officer (CISO) ou talvez a um Chief Information Officer (CIO). Suas consultas com o CISO muitas vezes terão um impacto direto na estatura geral dos sistemas e operações de TI da empresa.

Diretor de Cibersegurança vs. Auditor de Cibersegurança

Embora aparentemente muito semelhantes, um diretor de segurança e um auditor de segurança fazem trabalhos muito diferentes. Na verdade, eles podem trabalhar no mesmo departamento, mas o diretor funciona como supervisor.

O auditor de cibersegurança é responsável por monitorar as redes e bancos de dados diariamente e, em seguida, preparar relatórios para revisão do diretor. O auditor precisará fazer o trabalho minucioso de vasculhar os documentos de log do banco de dados em busca de uma injeção de SQL ou em busca de um código malicioso. Eles geralmente se submetem ao diretor com perguntas difíceis e discutem os melhores métodos para atacar um problema.

Quando uma auditoria completa de uma grande empresa é necessária, os dois podem trabalhar mais de perto, mas o diretor muitas vezes será chamado para reuniões gerenciais ou para revisar o trabalho. Após a conclusão do trabalho de auditoria, o auditor e o diretor podem trabalhar juntos para criar uma apresentação para o CISO e outros executivos de alto nível “C-grade”.

Um diretor de segurança também precisará delegar tarefas e responsabilidades à sua equipe de segurança. Na verdade, grande parte do trabalho de um diretor será gerencial e não técnico. Depois de se provar no campo da segurança cibernética, você poderá compartilhar os benefícios de sua experiência e conhecimento com seus funcionários, liderando-os à medida que continuam a manter a segurança da rede.

Possíveis percursos de carreira

O caminho para uma posição como diretor de segurança pode ser de várias maneiras. Do seu trabalho de nível básico, você pode ascender a uma posição de segurança total e, em seguida, à gerência. Embora as estruturas corporativas variem, há uma etapa final após o diretor de segurança – CISO. Aqui está um esquema geral dos níveis pelos quais esta carreira se forma: 

Trabalhos Semelhantes

Há muitos títulos para cargos que carregam funções de trabalho quase idênticas como diretores de cibersegurança. Quando estiver pronto para procurar um emprego de nível de diretor, certifique-se de ter treinamento, experiência e habilidades em segurança adequados para corresponder à descrição do cargo desejado. Alguns trabalhos semelhantes podem incluir:

Salários

Salário médio de um Diretor de Segurança: R$ 30.000,00 /mês.

Um diretor de segurança é capaz de ganhar um salário significativo. Segundo o Guia Salarial 2023 – Rober Half o salário médio de um gerente de segurança da informação é de R$ 20.000. Além disso, a taxa de crescimento para essa descrição de cargo está se expandindo em 11% até 2030, o que é mais rápido que a média para todos os outros campos de carreira.

Certificações

Para se tornar um diretor de segurança, você precisará ter muita experiência na realização de auditorias de segurança. A maioria dos gerentes passa aproximadamente 10 anos em TI antes de receber essa promoção.

Sua educação precisará ser pelo menos uma graduação  segurança cibernética ou tecnologia da informação o ajudará a avançar. Outra educação que pode ajudar inclui um Tech MBA em Cibersegurança, certificações de segurança profissional e certificados de nível de mestrado em segurança cibernética.

Seu conjunto de habilidades técnicas precisa incluir estas ferramentas:

Na IBSEC você pode dar o start na sua carreira de diretor de segurança com nossa Pós-graduação Tech MBA – Defesa Cibernética com Ênfase em Inteligência Artificial, Forense e Hacker Ético. Confira aqui mais detalhes.

Rua Conceição de Monte Alegre, 107 - Bloco B
10º andar, Brooklin - São Paulo, SP - Brasil | CEP: 04563-060

contato @ ibsec.com.br

© 2024 Por IBSEC - Instituto Brasileiro de Cibersegurança | CNPJ: 07.697.729/0001-08

Todos os diretos reservados. | Termos | Privacidade