BLOG IBSEC

As violações de dados tornaram-se uma ocorrência regular e acarretam um custo elevado para uma organização. Em 2023, o custo médio de uma violação de dados nos Estados Unidos foi de US$ 4,45 milhões, um aumento de 2,3% em relação ao custo de 2022 de US$ 4,35 milhões.

Embora qualquer organização possa ser vítima de uma violação de dados, existem medidas que uma organização pode tomar para gerir os seus riscos de violação de dados. Aqui, descrevemos 10 etapas que uma organização pode seguir para evitar violações de dados.

1. Realizar treinamentos em cibersegurança para funcionários, prestadores de serviços e parceiros

Nenhuma estratégia de cibersegurança está completa sem um amplo treinamento de conscientização em segurança para todos que acessam e interagem com dados corporativos confidenciais. Não deve surpreender que erros intencionais e não intencionais de funcionários, prestadores de serviços e parceiros representem a maior ameaça à segurança dos dados e o desafio mais significativo na prevenção da violação de dados. O treinamento adequado que abrange diretrizes de uso de dados, políticas de senha e ameaças comuns, como engenharia social e golpes de phishing, deve acontecer regularmente.

2. Inventariar todos os conjuntos de dados e identificar locais de informações confidenciais

Para proteger os seus dados, uma empresa deve primeiro compreender o que e onde eles estão – necessitando de um inventário completo de todos os conjuntos de dados e locais de informações confidenciais. Este inventário deve ser sujeito a atualizações e revisões regulares para acompanhar a adição, remoção e movimentação de dados.

3. Limite estritamente o acesso privilegiado

Mesmo quando feito com as melhores intenções, conceder acesso privilegiado a funcionários e prestadores de serviços pode sair do controle rapidamente e colocar os dados em riscos desnecessários. Estabeleça e aplique políticas em torno de níveis elevados de acesso, com supervisão regular. Ferramentas de gerenciamento de acesso privilegiado podem ajudar a facilitar e aplicar essas políticas.

4. Infraestrutura de patches

A aplicação de patches em redes e sistemas deve ser uma prioridade máxima para qualquer equipe de segurança de TI. O número de explorações de dia zero recém-descobertas continua a aumentar, e os invasores geralmente aproveitam software sem correção para obter acesso a dados críticos.

5. Proteja o perímetro da rede

Tradicionalmente, a primeira linha de defesa contra ameaças externas é a segurança do perímetro da rede. Isso inclui o uso de firewalls, sistemas de prevenção e detecção de intrusões, listas de controle de acesso e outras ferramentas projetadas para permitir fluxos de dados corporativos irrestritos internamente, ao mesmo tempo que ajuda a identificar e impedir tentativas de ameaças conhecidas vindas de fora da organização.

Confira também: Segurança da informação: Qual curso devo fazer?

6. Endpoints seguros

A implementação de controles de segurança de endpoint, como software de detecção de malware, nunca foi tão importante. Os usuários e as cargas de trabalho tornaram-se altamente distribuídos e muitas vezes ficam fora da proteção das ferramentas tradicionais de segurança de perímetro. Com implementação e gerenciamento adequados, a segurança de endpoint pode oferecer proteção excepcional contra ameaças comuns baseadas na Internet, como malware baseado na Web.

7. Limite o movimento lateral

Se atores nefastos conseguirem penetrar com sucesso na segurança do perímetro de uma organização, o próximo passo lógico no processo de intrusão será descobrir quais outros sistemas eles podem acessar e potencialmente se infiltrar. Frustre seus esforços e limite o movimento lateral não autorizado com a microssegmentação, que cria zonas de rede isoladas.

8. Criptografe dados em repouso e em trânsito

Não importa onde os dados confidenciais estejam em um determinado momento, eles devem ser criptografados para evitar que qualquer pessoa capaz de acessar os dados os leia. Isso inclui não apenas a criptografia de dados onde eles residem, mas também quando eles se movem de um ponto a outro dentro de uma rede corporativa.

9. Implemente políticas de senha adequadas

As políticas de senha devem ser um requisito absoluto para todos os aplicativos e serviços executados em uma rede corporativa. Exemplos de requisitos e restrições de senha são os seguintes:

10. Monitore a infraestrutura usando ferramentas avançadas de segurança

Ferramentas avançadas de monitoramento de rede e detecção de ameaças ajudam a detectar e bloquear invasões e evitar a ocorrência ou propagação de violações de dados. Ferramentas baseadas em comportamento que usam IA, como plataformas de detecção e resposta de rede, detectam anomalias de usuário, rede e fluxo de dados que podem indicar que uma violação está em andamento. Essas ferramentas alertam a equipe de segurança de TI apropriada, que pode então conduzir investigações e mitigações adicionais.

É importante notar que, embora a prevenção de violação de dados deva ser uma preocupação principal, as organizações devem equilibrá-la com outras prioridades, por vezes concorrentes. Cada empresa deve, portanto, encontrar a combinação certa e personalizada de políticas e ferramentas de segurança cibernética para se alinhar com o seu apetite de risco organizacional, minimizando a probabilidade de um incidente de segurança, ao mesmo tempo que maximiza a produtividade do negócio – só então a organização terá uma estratégia de prevenção de violação de dados que oferece níveis adequados de proteção, velocidade e agilidade.

Dica Bônus: Faça um curso da IBSEC

Nos cursos de segurança cibernética da IBSEC você aprende a proteger seus dados, desde os fundamentos até as práticas mais avançadas. Adquire conhecimentos essenciais da teoria à prática, vivenciando a experiência de um ataque e defesa cibernética.

Quero ver os cursos disponíveis!

Rua Conceição de Monte Alegre, 107 - Bloco B
10º andar, Brooklin - São Paulo, SP - Brasil | CEP: 04563-060

contato @ ibsec.com.br

© 2024 Por IBSEC - Instituto Brasileiro de Cibersegurança | CNPJ: 07.697.729/0001-08

Todos os diretos reservados. | Termos | Privacidade