Como fazer entrevista de emprego trabalhando
Promover sua carreira significa buscar oportunidades novas e emocionantes que elevem sua experiência profissional. Isso significa procurar ativamente por novas oportunidades de emprego, mesmo quando você já está empregado. Ao ser proativo, você poderá encontrar um cargo que atenda às suas qualificações e atenda às suas expectativas salariais. Neste artigo, definimos e aconselhamos como fazer entrevista de emprego trabalhando, analisamos os benefícios potenciais de fazer entrevistas estando empregado, listamos os sinais de que você deveria iniciar sua busca por um novo emprego e detalhamos 10 dicas para ajudá-lo a fazer as duas coisas com sucesso.
O que significa fazer entrevista de emprego trabalhando?
Já foi dito que o melhor momento para procurar emprego é quando você já tem um. Fazer entrevista de emprego trabalhando significa que você está se candidatando e fazendo entrevistas em empresas enquanto ainda está empregado, o que pode exigir que você tire uma folga ou encontre maneiras de fazer entrevistas fora do seu horário de trabalho. Significa também usar seu tempo pessoal para refinar seu currículo, procurar empregos e enviar inscrições.
Quais são os benefícios de fazer entrevistas de emprego trabalhando?
Fazer entrevistas enquanto estiver empregado pode trazer benefícios significativos para você e sua carreira. Aqui estão alguns exemplos de benefícios potenciais:
- Você pode pesar suas opções. Caso sua empresa inicie demissões ou você comece a se sentir restrito em suas responsabilidades, você tem a liberdade de sair da empresa sem nunca enfrentar o desemprego. Se você receber uma oferta de emprego enquanto ainda estiver empregado, terá a vantagem de poder pesar os prós e os contras de cada um para refinar sua satisfação no trabalho.
- Você pode explorar outros interesses. Se você deseja mudar de uma área de trabalho para outro nicho. Por exemplo, um analista de dados pode usar suas habilidades de TI para se transferir para uma posição como desenvolvedor web back-end.
- Você terá prática para o futuro. Participar de entrevistas mesmo quando ainda empregado ajuda você a manter suas habilidades de entrevista e a desenvolver melhores práticas de entrevista. Por exemplo, como você participa continuamente de entrevistas, fica mais confortável para conhecer novas pessoas e discutir suas qualificações.
- Você pode avaliar o valor de sua posição e empresa. Ao descobrir se outras empresas oferecem melhores salários, benefícios ou cultura de local de trabalho, você pode considerar se está ganhando o suficiente em seu trabalho atual. Por exemplo, depois de fazer entrevistas para quatro empresas diferentes, você poderá perceber que seu empregador atual poderia estar te oferecendo mais.
- Você pode fazer networking. Mesmo que você não procure um emprego agora, você pode usar sua experiência em entrevistas com determinadas empresas para estabelecer conexões profissionais para o futuro. Por exemplo, um gerente de contratação de meses anteriores pode entrar em contato com você sobre outro cargo que precisa preencher na empresa.
Confira também: Como responder entrevista de emprego
10 dicas para ajudá-lo a fazer entrevistas enquanto trabalha
Você pode estar se perguntando como pode se preparar e fazer entrevistas com sucesso em outras empresas enquanto trabalha para seu empregador atual. Existem várias maneiras de navegar pelo processo sem reduzir sua eficiência em ambas as áreas. aqui estão alguns exemplos:
1. Avalie o valor de um emprego antes de aceitar uma entrevista
Só porque você foi convidado para uma entrevista para um cargo não significa necessariamente que você precise ou deva prosseguir com a entrevista. Considere agendar uma entrevista informativa por telefone para saber mais sobre o cargo e o que ele envolve. Se o trabalho real se desviar da descrição do trabalho, você poderá recusar respeitosamente uma entrevista mais formal e economizar um tempo valioso.
Confira também: Como recusar entrevista de emprego: um guia com exemplos
2. Seja honesto sobre sua situação profissional atual
Ao trabalhar com gerentes de contratação para determinar um horário apropriado para a entrevista, certifique-se de mencionar que está empregado atualmente e forneça a eles seu horário normal de trabalho. Alguns empregadores podem estar dispostos a agendar entrevistas mais cedo ou mais tarde durante o dia de trabalho e, potencialmente, nos fins de semana para acomodar sua agenda. No mínimo, eles entenderão por que você não poderá comparecer a determinados horários da entrevista.
3. Evite mencionar sua procura de emprego no seu trabalho atual
Certifique-se de manter sua busca de emprego privada, até mesmo para seus amigos do escritório. Isso ajuda a evitar conflitos ou dúvidas sobre sua lealdade por parte da liderança da empresa e de seus colegas de trabalho. Também permite que você retome sua posição no trabalho caso a oportunidade não dê certo.
4. Agende entrevistas evitando datas de trabalho importantes
Embora você possa estar pensando em deixar sua empresa, você ainda tem a responsabilidade de cumprir suas obrigações de trabalho. Se você tiver uma reunião importante, conferência ou prazo de projeto, agende entrevistas em outro momento para manter seu compromisso de trabalho atual. Ao explicar seus conflitos de trabalho a um gerente de contratação, você pode ajudar a passar uma imagem de um trabalhador leal e responsável.
5. Use dias de folga ou banco de horas para entrevistas
Não há nada de errado em tirar um dia de folga ou usar seu banco de horas para comparecer a uma entrevista. Certifique-se de adiantar seu trabalho para não dar muito trabalho aos seus colegas de trabalho. Converse com um membro do seu departamento de RH para ver se seu banco de horas pode ser convertido em dias de folga.
6. Tenha um fim de semana prolongado agendando folga para sexta ou segunda
Ao agendar uma entrevista para uma sexta ou segunda-feira e tirar um dia de folga, você pode reduzir as especulações. Isso também ajuda você a evitar perder datas de trabalho importantes, agendando folgas no início ou no final da semana, em vez de no meio da semana.
7. Ajuste seu horário de trabalho para acomodar horários de entrevistas no início ou no final de seu turno
Você pode ajustar seu horário de trabalho para garantir que ainda mantenha seu compromisso de trabalho e tenha mais tempo antes ou depois do trabalho para participar de entrevistas. Por exemplo, você pode pedir para trabalhar das 7h30 às 15h30. ou das 11h00 às 19h00. Nessa situação, não há problema em fornecer um motivo, como conflitos com os filhos ou evitar o trânsito na hora do rush. Você pode decidir manter essas horas de trabalho por uma semana ou mais se agendar várias entrevistas.
Confira também: Como fazer entrevista de emprego online: 16 dicas
8. Não se sinta obrigado a fornecer detalhes quando tirar uma folga
Você pode se sentir mal por não contar ao seu empregador sobre a natureza do seu tempo livre, mas, na realidade, não é obrigatório que você compartilhe detalhes de sua vida pessoal. Dizer algo como “Preciso tirar folga na segunda-feira para fazer um tratamento de canal”, isso pode criar uma situação embaraçosa na terça-feira se seu empregador perguntar como foi o procedimento. Para minimizar o enredo, diga algo curto e direto, como “Preciso tirar folga na segunda-feira para um compromisso”.
9. Reserve seu fim de semana para se candidatar em vagas e se preparar para entrevistas
Entre trabalhar o tempo inteiro, deslocar-se e realizar tarefas domésticas ou obrigações familiares, poderá não ter tempo ou energia para se candidatar a empregos ou preparar-se para entrevistas durante a semana. Portanto, certifique-se de agendar alguns horários durante o fim de semana para trabalhar em seu currículo, candidatar-se a empregos ou fazer pesquisas sobre empregadores. No entanto, se um empregador lhe enviar um e-mail ou telefonema durante a semana, responda dentro de um dia útil.
10. Não conclua as tarefas de candidatura no trabalho
Evite preencher formulários de emprego, testes de emprego ou preparação para entrevistas durante seu trabalho. Isso ajuda você a separar sua busca de emprego de seu emprego e garante que você ainda tenha um desempenho de acordo com seus melhores padrões.
Sinais de que você deve começar a fazer entrevistas de emprego trabalhando
Se você está satisfeito com seu cargo e local de trabalho, pode não sentir necessidade de buscar cargos alternativos em outras empresas, mas há alguns sinais a serem observados que mostram que é hora de seguir em frente em sua carreira:
Se não houver oportunidades de promoção interna
A falta de oportunidades promocionais pode fazer com que você se sinta preso ao seu nível de emprego atual. No entanto, você deve se reunir com seu gerente antes de presumir que não há oportunidades. Talvez seja necessário perguntar sobre oportunidades promocionais a serem consideradas. Se sua empresa não puder lhe oferecer uma promoção neste momento, você poderá começar a fazer entrevistas para cargos superiores em outras empresas.
Se você começar a se sentir esgotado pelo seu trabalho
Certos empregos têm requisitos extenuantes que podem causar esgotamento nos funcionários. O esgotamento pode assumir muitas formas, incluindo sentir-se sobrecarregado ou preocupado com o desempenho, ou pode assumir a forma de falta de cuidado ou incapacidade de concluir as mesmas tarefas. Se você sentir esgotamento no trabalho, talvez queira tirar férias ou aproveitar um dia de folga para descansar. Se a sensação persistir, talvez seja hora de procurar outro trabalho.
Se sua empresa passa por dificuldades financeiras
Isto pode significar orçamentos reduzidos, demissões ou licenças ou problemas legais. Nessas situações, sua empresa poderá se recuperar, mas fazer entrevistas para novos empregos pode lhe dar uma sensação de segurança quando seu emprego não estiver garantido.
Se você não acha mais suas obrigações profissionais desafiadoras
Sentimentos de tédio podem ser um sinal de que você está pronto para passar para o próximo estágio de sua carreira. Ao fazer entrevistas para funções mais desafiadoras, com responsabilidades adicionais e oportunidades de liderança, você pode ajudar sua carreira a evoluir com você.
Se você tem um ambiente de trabalho pouco saudável
Um ambiente de trabalho pouco saudável pode assumir muitas formas, seja assédio, equilíbrio desigual entre vida pessoal e profissional ou práticas antiéticas. Se você acha que seu ambiente de trabalho não é saudável, talvez seja hora de se inscrever em empresas que se orgulham de uma cultura de trabalho positiva.
Se o trabalho afeta sua vida pessoal e bem-estar
Quando seu trabalho começa a afetar seu humor e bem-estar, pode começar a afetar sua vida pessoal. Por exemplo, se você trabalha em um ambiente de alto estresse e começa a ter ataques de pânico ou pressão alta, pode ser necessário procurar uma posição de baixo estresse em outro lugar.
Com dificuldades em arrumar emprego? Ou pensando em mudar de área? Que tal investir em uma carreira de cibersegurança?
À medida que o Brasil enfrenta uma crescente demanda por profissionais de cibersegurança, com projeções indicando um déficit de mais de meio milhão de especialistas até 2025, há uma oportunidade imperdível para os desempregados e aqueles em busca de uma carreira promissora. Os salários na área podem ultrapassar os R$ 30 mil, tornando-a não apenas gratificante, mas também financeiramente recompensadora. (Veja mais aqui).
Se você está buscando uma nova direção profissional, considere mergulhar no mundo da cibersegurança. Na IBSEC, oferecemos cursos abrangentes que o preparam para enfrentar os desafios do cenário digital em constante evolução. Nossos instrutores especializados e currículo atualizado garantem que você esteja pronto para atender às demandas do mercado de trabalho de hoje e do futuro. Não deixe passar essa oportunidade!