
Analistas de Cibersegurança – Quem são eles? O que eles fazem? E por que são importantes?
Um analista de cibersegurança é um profissional cibernético treinado especializado em segurança de rede e infraestrutura de TI. O analista de segurança cibernética entende completamente os ataques cibernéticos, malwares e o comportamento dos criminosos cibernéticos e busca ativamente antecipar e prevenir esses ataques. O analista geralmente possui pelo menos uma certificação em segurança cibernética ou áreas afins.
O que faz um analista de segurança cibernética?
Um analista de segurança cibernética protege o hardware, o software e as redes da empresa contra cibercriminosos. A principal função do analista é entender detalhadamente a infraestrutura de TI da empresa, monitorá-la o tempo todo e avaliar as ameaças que podem potencialmente violar a rede. O analista de cibersegurança procura continuamente maneiras de aprimorar a segurança da rede da empresa e proteger suas informações confidenciais.
O analista de segurança cibernética também é responsável por:
- Configurar Ferramentas: Isso pode ser na forma de software antivírus, protetores de senha e software de gerenciamento de vulnerabilidades. Eles avaliarão o que a empresa precisa e usarão essas ferramentas para proteger suas informações.
- Relatórios: O analista detalhará o que está acontecendo atualmente na rede e avaliará seus pontos fortes. Uma das habilidades necessárias é aprender a ler esses relatórios. Eles mostrarão o que está bem protegido e indicarão se houver alguma atividade incomum na rede.
- Avaliar os pontos fracos: Nenhuma rede é totalmente segura, mas o objetivo é torná-la o mais segura possível. Parte do trabalho é testar continuamente todas as redes da empresa e encontrar pontos fracos antes que agentes mal-intencionados ou ameaças externas possam comprometê-los.
Por que você deve considerar o curso Fundamentos em Cibersegurança na Prática da IBSEC para iniciar sua carreira como Analista de Cibersegurança?