BLOG IBSEC

O profissional de DevSecOps (Desenvolvimento, Segurança e Operações) trabalha tratando a cibersegurança como uma responsabilidade compartilhada em todo o ciclo de vida da TI, em vez de ser uma competência exclusiva da equipe de cibersegurança. O DevSecOps combina testes automatizados de software, bem como testes manuais executados por equipes de controle de qualidade dedicadas, para identificar vulnerabilidades no código enquanto ele está sendo escrito.

A cibersegurança não é apenas responsabilidade de um único departamento ou de um único indivíduo, é preciso de uma “aldeia”. Todo mundo tem que estar envolvido com seu chapéu de segurança para garantir que as coisas sejam feitas corretamente.

Mais importante, o DevSecOps automatiza como o código é transferido entre desenvolvedores e equipes de TI, para que eles permaneçam em comunicação contínua e para que quaisquer vulnerabilidades no código sejam imediatamente sinalizadas para os desenvolvedores corrigirem.

Como funciona o DevSecOps?

O DevSecOps funciona implementando políticas de segurança e ferramentas de automação que detectam e identificam problemas de segurança e vulnerabilidades enquanto o código está sendo escrito. Esses processos automatizados incluem varreduras de segurança, verificações de qualidade de código e verificações de segurança automatizadas.

Como parte do processo DevSecOps, a equipe de segurança também treina as equipes dev e ops para interpretar a saída dessas ferramentas. Quando as ferramentas de segurança são integradas ao pipeline IaC (Infrastructure-as-Code), os desenvolvedores recebem uma saída automatizada sobre o status de segurança do aplicativo, detalhando quais problemas precisam ser corrigidos. Se não houver nenhum, o pipeline implantará e liberará o aplicativo.

Por que o DevSecOps é importante?

O DevSecOps é importante porque as violações de dados são frequentes e caras. Entre 2019 e 2020, 80% das empresas sofreram algum tipo de violação de dados, muitas das quais ocorreram devido a controles de acesso mal configurados. No ano passado, o custo médio de uma violação de dados subiu de US$ 3,86 milhões para US$ 4,24 milhões, de acordo com um relatório da IBM.

Além disso, os consumidores se preocupam cada vez mais com a privacidade dos dados. Portanto, as empresas precisam criar aplicativos seguros que protejam os dados confidenciais dos clientes para proteger sua reputação. Uma versão de software insegura deve eventualmente ser enviada de volta para correção, o que custa dinheiro e pode prejudicar a reputação de uma organização.

Se interessou pela área? Que tal fazer o curso Desenvolvimento Seguro de Software DevSecOps na Prática da IBSEC?

Rua Conceição de Monte Alegre, 107 - Bloco B
10º andar, Brooklin - São Paulo, SP - Brasil | CEP: 04563-060

contato @ ibsec.com.br

© 2024 Por IBSEC - Instituto Brasileiro de Cibersegurança | CNPJ: 07.697.729/0001-08

Todos os diretos reservados. | Termos | Privacidade