BLOG IBSEC

Também conhecidos como “chapéus brancos”, os hackers éticos são especialistas em segurança que realizam avaliações de segurança. O trabalho proativo que eles fazem ajuda a melhorar a postura de segurança de uma organização. Com a aprovação prévia da organização ou do proprietário do ativo de TI, a missão do hacking ético é oposta ao do hacking malicioso.

Quais são os principais conceitos de hacking ético?

Especialistas em hacking seguem quatro conceitos-chave de protocolo:

  1. Fique na legalidade. Obtenha a aprovação adequada antes de acessar e realizar uma avaliação de segurança.
  2. Defina o escopo. Determine o escopo da avaliação para que o trabalho do hacker ético permaneça legal e dentro dos limites aprovados pela organização.
  3. Relatar vulnerabilidades. Notifique a organização sobre todas as vulnerabilidades descobertas durante a avaliação. Forneça conselhos de correção para resolver essas vulnerabilidades.
  4. Respeite a sensibilidade dos dados. Dependendo da sensibilidade dos dados, os hackers éticos podem ter que concordar com um acordo de confidencialidade, além de outros termos e condições exigidos pela organização avaliada.

Que problemas o hacking ético identifica?

Ao avaliar a segurança dos ativos de TI de uma organização, o hacker ético visa imitar um invasor. Ao fazer isso, eles procuram vetores de ataque contra o alvo. O objetivo inicial é realizar o reconhecimento, obtendo o máximo de informações possível.

Depois que o hacker ético reúne informações suficientes, ele as usa para procurar vulnerabilidades contra o ativo. Eles realizam essa avaliação com uma combinação de testes automatizados e manuais. Mesmo sistemas sofisticados podem ter tecnologias complexas de contramedidas que podem ser vulneráveis.

Eles não param de descobrir vulnerabilidades. Os hackers éticos usam explorações contra as vulnerabilidades para provar como um invasor malicioso pode explorá-las.

Algumas das vulnerabilidades mais comuns descobertas por hackers éticos incluem:

Após o período de teste, os hackers éticos preparam um relatório detalhado. Esta documentação inclui etapas para comprometer as vulnerabilidades descobertas e etapas para corrigi-las ou mitigá-las.

Você tem interesse em trabalhar como Hacker Ético?

Rua Conceição de Monte Alegre, 107 - Bloco B
10º andar, Brooklin - São Paulo, SP - Brasil | CEP: 04563-060

contato @ ibsec.com.br

© 2024 Por IBSEC - Instituto Brasileiro de Cibersegurança | CNPJ: 07.697.729/0001-08

Todos os diretos reservados. | Termos | Privacidade