Perícia Digital Forense – Quem são eles? O que eles fazem? E por que são importantes?
A perícia digital é um ramo da ciência forense que lida com a recuperação, investigação e preservação de evidências digitais, seguindo as diretrizes legais.
A perícia é tipicamente associada à análise de qualquer cena de crime. Depois de um assalto, por exemplo, a cena do crime é vasculhada em busca de impressões digitais e qualquer outra coisa que possa levar a evidências de DNA. Com a perícia digital, um dispositivo se torna a cena do crime. O investigador tenta descobrir quem o acessou, o que foi armazenado nele, o que poderia ter sido excluído etc.
Dois grupos de pessoas são mais conhecidos por usarem a perícia digital:
- Agências de aplicação da lei em casos criminais e civis: essas agências usam evidências digitais para ajudar nas condenações ou absolvições de suspeitos. Esses casos podem variar de julgamentos de assassinato a casos civis, como os que envolvem transferência de propriedade.
- Equipes de resposta a incidentes nas organizações: essas equipes são as primeiras a responder a ataques cibernéticos, como violações de dados ou ameaças de ransomware. Eles usam a perícia forense digital para investigar os pontos de entrada e possíveis remediações.
Eventos específicos em ambientes corporativos acionam investigações forenses digitais. Esses eventos incluem atividade anormal na rede ou servidores, espionagem corporativa, ataques cibernéticos, roubo de propriedade intelectual, investigações de falência ou auditorias de conformidade do setor.
O objetivo final da perícia cibernética é conduzir uma investigação estruturada informada por diretrizes, resultando em um documento. Este documento deve estar pronto para uso como prova em um tribunal ou em escritórios de auditoria.
Um investigador forense cibernético é um especialista com um certificado em computação forense. Esse profissional deve ter o dom de entender a intenção criminosa e seguir o fio da investigação de acordo.
Ainda na dúvida de porque você deve considerar o curso Perícia Digital Forense na Prática da IBSEC?