BLOG IBSEC

spyware

Por causa de sua popularidade, a internet se tornou um alvo ideal para publicidade. Como resultado, spyware, ou adware, tem se tornado cada vez mais prevalente. Ao solucionar problemas com seu computador, você pode descobrir que a fonte do problema é um software spyware que foi instalado em sua máquina sem seu conhecimento.

Este artigo explica o significado de spyware e os métodos de prevenção de spyware que podem ajudá-lo.

O que é Spyware?

Spyware é um programa de software com intenção maliciosa que entra sorrateiramente em um ambiente de computação e coleta dados confidenciais sem ser detectado para prejudicar um indivíduo ou uma organização de alguma forma.

É classificado como software malicioso, ou malware, colocado em um computador sem a permissão do usuário. Ele se infiltra no dispositivo, obtém dados confidenciais e informações de uso da Internet e os repassa para anunciantes fraudulentos, fazendas de dados ou terceiros. Desde que o programa seja instalado sem a permissão do usuário, ele é categorizado como spyware. O spyware é perigoso, pois, mesmo quando baixado por causas aparentemente inócuas, pode infringir a privacidade do usuário final e pode permitir a exploração de dados.

Confira também: Adware Blocker: Por Que Você Precisa de Um?

Hoje, o spyware está entre os riscos mais comuns para usuários da internet. Isso ocorre porque vários sistemas legítimos coletam dados para personalização, segmentação e outros motivos que não representam um risco à segurança. Em contraste, o spyware rastreia a atividade online sem permissão e bisbilhota dados confidenciais uma vez instalados no sistema.

Seu objetivo principal é roubar informações de cartão de crédito, detalhes bancários e senhas. No entanto, certos tipos de spyware, como stalkerware, podem ser usados ​​para rastrear a localização de alguém. Esse spyware, frequentemente colocado discretamente em celulares, pode seguir a posição física da vítima, interceptar textos e e-mails, espionar e gravar conversas telefônicas e acessar dados privados, como imagens e vídeos.

Spyware é notoriamente difícil de detectar; em muitos casos, o primeiro sinal de que um computador foi carregado com spyware é uma desaceleração considerável nas taxas de conexão da CPU ou da rede e aumento do consumo de dados e da capacidade da bateria (no contexto de dispositivos móveis).

O software anti-spyware pode ajudar indivíduos e organizações a evitar ou eliminar spyware. Eles podem oferecer segurança em tempo real monitorando comunicações pela rede de computadores e bloqueando dados perigosos, ou podem executar varreduras para identificar e eliminar spyware que já foi instalado em um computador.

Como o spyware funciona?

O spyware pode ser instalado em um dispositivo sem o conhecimento do usuário usando um pacote de instalação de aplicativo (normalmente um arquivo .exe), uma transferência de arquivo ou um site malicioso. Ele começa a ser executado assim que o dispositivo é ligado e inicializado, e é executado em segundo plano sem aparecer na barra de tarefas ou em qualquer outra lista de aplicativos abertos. Ele consumirá uma quantidade considerável de RAM e poder de processamento e também pode gerar anúncios pop-up infinitos. Isso efetivamente desacelera o navegador da Internet e outros sistemas até que o dispositivo se torne inutilizável.

O spyware pode alterar as configurações do aplicativo – por exemplo, ele pode alterar a página inicial de um navegador da web para abrir anúncios toda vez, ou pode redirecionar os esforços de busca na internet e gerenciar o resultado, tornando o mecanismo de busca inútil. Além disso, ele pode alterar a biblioteca de links dinâmicos do computador (usada para trabalhar na internet), o que causa problemas de conectividade difíceis de diagnosticar.

O spyware pode rastrear senhas, histórico de navegação na web e outros dados pessoais, como endereços de e-mail, números de identificação pessoal, detalhes de cartão de crédito ou registros bancários. Em contraste com spyware que causa anúncios pop-up e simplesmente interrompe sua produtividade, isso é mais perigoso.

Todos esses dados podem ser capturados e vendidos a terceiros, aumentando o risco de fraude de identidade. O programa também pode usar keyloggers e capturas de tela para coletar dados. O spyware pode modificar as configurações de firewall de um dispositivo imperceptivelmente, permitindo que novos malwares infectem o sistema.

Certos spywares podem até detectar quando os dispositivos tentam excluir esses arquivos do sistema operacional e bloquearão todas essas tentativas.

Tipos de Spyware

Os objetivos do criador geralmente determinam o funcionamento de qualquer programa de spyware. Os tipos mais comuns de spyware são:

Como você pode evitar que spyware seja instalado no seu computador?

Para evitar instalá-lo involuntariamente, siga estas boas práticas de segurança:

Confira também: Qual o melhor antivírus gratuito

Proteja-se e esteja sempre um passo à frente!

Agora que você entende o perigo do spyware e como evitá-lo, é hora de levar sua segurança digital para o próximo nível.

🔐 Quer se tornar um especialista na defesa contra ameaças cibernéticas? Aprenda, na prática, como atuar como Analista SOC e proteger sistemas contra ataques reais!

👉 Inscreva-se agora no Curso Defesa Cibernética: Analista SOC na Prática!
Acesse aqui e garanta sua vaga!

Rua Conceição de Monte Alegre, 107 - Bloco B
10º andar, Brooklin - São Paulo, SP - Brasil | CEP: 04563-060

contato @ ibsec.com.br

© Por IBSEC - Instituto Brasileiro de Cibersegurança | CNPJ: 07.697.729/0001-08

Todos os diretos reservados. | Termos | Privacidade