Analistas SOC. Quem são eles, o que eles fazem, e por que são importantes?
O caminho para se tornar um profissional de segurança cibernética não é fácil, há várias posições específicas na área disponíveis para busca. Entre essas posições está o analista SOC, que pode ser uma excelente maneira de se firmar no campo da cibersegurança.
Continue lendo para entender a função, suas responsabilidades e os benefícios dos analistas SOC para as empresas.
O que é um analista SOC?
Um analista do centro de operações de segurança (SOC) é um profissional de segurança cibernética da linha de frente que é colocado em uma equipe de outros analistas e especialistas. Esses grupos servirão exclusivamente a uma única entidade ou serão usados como segurança terceirizada para vários clientes. A posição de analista SOC é uma posição para iniciantes projetada para recrutas na área de segurança da informação.
Embora essa posição não seja de prestígio no campo, ainda tem importância no campo geral da segurança cibernética, com algumas responsabilidades bastante significativas. Os analistas SOC servem como vigilantes metafóricos ao mesmo tempo em que aconselham sobre a segurança da informação. Sua dupla função envolve a observação de sistemas e redes em busca de qualquer sinal de ataque digital antes de oferecer a seus empregadores e equipes métodos que podem ser empregados para evitar futuros ataques da mesma natureza.
Isso significa que os analistas SOC devem ser capazes de instalar ferramentas de segurança, detectar e investigar atividades suspeitas, dar suporte a equipes de auditoria e conformidade e desenvolver novas estratégias para aprimorar a segurança. Embora essas responsabilidades sejam importantes para o papel de um analista SOC, há outras que mais ou menos englobam a maior parte de seu trabalho. Espera-se que os analistas atendam às preocupações e alertas dos usuários e do software de segurança. Infelizmente, isso faz com que muitos analistas SOC tenham que peneirar vários falsos positivos para encontrar as ameaças reais. No entanto, essas responsabilidades são estritamente para o degrau mais baixo na escada do analista SOC.
Os analistas SOC são divididos em 3 níveis diferentes de experiência e responsabilidades:
- Nível 1 – Triagem: Os analistas de triagem SOC foram adequadamente descritos pelo esquema acima, tendo a menor experiência e sendo encarregados de responsabilidades simples de monitoramento e registro. Quando um problema está fora do escopo de suas habilidades e responsabilidades, o problema é passado para a próxima camada.
- Nível 2 – Investigação: os analistas de investigação do SOC são considerados os especialistas de nível médio na área e recebem mais responsabilidades na expectativa de verificar a natureza exata de uma ameaça. Eles devem determinar a origem da ameaça, determinar a extensão do dano que ela causou e quão profundamente ela se infiltrou nos sistemas afetados. Em seguida, espera-se que eles guiem a resposta. Ameaças de alto impacto que causam danos críticos são mais uma vez movidas para cima na cadeia.
- Nível 3 – Threat Hunting: O ápice dos analistas SOC, os caçadores de ameaças respondem às ameaças mais complexas. Quando não estão lidando com ameaças imediatas, os caçadores de ameaças estão revisando dados forenses e telemetria em ameaças que não foram sinalizadas como maliciosas pelo software de segurança.
Benefícios de um SOC para as empresas
Um centro de operações de segurança é uma solução ideal para empresas que procuram lidar com seus problemas de segurança cibernética da maneira mais econômica, direcionada e abrangente.
À medida que os riscos e ramificações potenciais das violações de segurança cibernética se multiplicam, as organizações podem se deparar com dificuldades para recuperar o atraso se tentarem resolver todos os problemas que surgem internamente. A parceria com um centro de operações de segurança (SOC) é uma maneira testada e comprovada de mitigar possíveis consequências negativas, como danos à reputação e penalidades financeiras.
Obstáculos ao sucesso cibernético
Dois dos obstáculos mais frequentes que impedem o sucesso cibernético de uma empresa são: a falta de pessoal qualificado e a falta de monitoramento, detecção e resposta a ameaças. As organizações que optam por aumentar seu programa de segurança com um SOC, no entanto, podem acessar rapidamente um grupo talentoso de analistas de segurança com a flexibilidade de um modelo de serviço de assinatura e obter visibilidade imediata em toda a organização.
Ter um SOC com orquestração e automação eficazes pode beneficiar a postura de segurança cibernética de uma organização e ajudá-la a alcançar:
- resposta detalhada e eficaz a incidentes
- detecção e correção mais rápidas de ameaças, violações e vulnerabilidades
- visibilidade e relatórios de segurança aprimorados por meio de monitoramento detalhado e
- fortes estratégias de compliance, governança e gestão de risco.
3 objetivos de qualquer SOC moderno
1. Reduzir o tempo de resposta
Um dos principais objetivos de um SOC moderno é acelerar o ritmo em que os analistas de segurança podem detectar sinais de um ataque, investigar a atividade associada e iniciar a correção para encerrar a ameaça. Quanto menos tempo os invasores cibernéticos tiverem para bisbilhotar, sem restrições nos sistemas organizacionais, menos oportunidades terão de invadir ativos de alto valor e roubar informações confidenciais.
2. Minimizar o impacto da violação
Tudo o que um SOC faz se resume a minimizar o impacto de violações e outros riscos para a organização. O trabalho do SOC em reduzir o tempo de permanência do ataque — o tempo antes da detecção — ajuda a minimizar o impacto da violação. O mesmo acontece com a priorização efetiva da atividade do SOC com base em fatores como a gravidade das vulnerabilidades em um ativo, inteligência de ameaças sobre tendências de ataque e criticidade comercial de um ativo. SOCs eficazes podem fazer toda a diferença para evitar que pequenos incidentes de segurança se tornem uma grande violação.
3. Aumentar a visibilidade da segurança
Os operadores de SOC entendem que quanto mais souberem sobre seus sistemas, mais fácil será identificar ataques contra eles. Os SOCs procuram expandir a visibilidade da segurança e a cobertura de resposta a incidentes, estabelecendo inventários completos de seus ativos de TI organizacionais e instrumentando o monitoramento de segurança quase em tempo real para estarem prontos para alertar quando ocorrerem ameaças.
Como começar uma carreira como analista SOC?
Se você tiver interesse em seguir uma carreira em segurança cibernética como analista SOC, o Curso Defesa Cibernética Analista SOC na Prática da IBSEC pode ajudá-lo a começar.
Aprenda do zero o funcionamento da central de operações de cibersegurança (SOC), da introdução às ameaças modernas e mentalidade de defesa, inteligência de ameaças e como as automações avançadas funcionam. Adquira conhecimentos essenciais da teoria à prática, vivencie a experiência da defesa cibernética.
Inscreva-se agora no Curso Defesa Cibernética Analista SOC na Prática da IBSEC!