Analista SOC Profissional: Inicie sua carreira agora!
O Curso Defesa Cibernética Analista SOC na Prática ajudará você a iniciar sua jornada para ingressar em um centro de operações de segurança (SOC).
A experiência ainda é o maior fator de desempate nas contratações, mas ter uma boa formação e certificações de TI tem sido um fator de peso na hora da definição da remuneração e contratação.
Mas você sabe como funciona a profissão de Analista SOC? Confira abaixo
O que faz um Analista SOC?
Os analistas SOC são os primeiros a responderem a incidentes de segurança cibernética. Eles relatam ameaças cibernéticas e implementam quaisquer mudanças necessárias para proteger a organização.
Os deveres do trabalho dos analistas SOC incluem:
- Análise de ameaças e vulnerabilidades.
- Investigar, documentar e relatar quaisquer problemas de segurança da informação (InfoSec), bem como tendências emergentes.
- Análise e resposta a vulnerabilidades de hardware e software anteriormente desconhecidas.
- Elaboração de planos de recuperação de desastres.
Os analistas SOC são considerados a última linha de defesa e geralmente trabalham como parte de uma grande equipe de segurança, trabalhando ao lado de gerentes de segurança e engenheiros de segurança cibernética. Normalmente, os analistas SOC se reportam ao diretor de segurança de informação da empresa (CISO).
Os analistas SOC precisam ser detalhistas porque são responsáveis por monitorar muitos aspectos simultaneamente. Eles precisam observar a rede protegida e responder a ameaças e eventos. O nível de responsabilidade normalmente depende do tamanho da organização.
Analista SOC: Carreira
O primeiro passo nessa carreira vem antes mesmo de você conseguir um emprego como analista de SOC. Os pré-requisitos não são tão diferentes de qualquer um dos muitos outros trabalhos de cibersegurança iniciais que têm “analista” no título. A principal coisa a se lembrar é que: não existe um trabalho de nível básico em segurança cibernética. A maioria das pessoas trabalha por pelo menos um ano ou dois em rede ou alguma disciplina de TI semelhante antes de passar para um trabalho de segurança.
Dito isso, não é incomum que o trabalho de um analista SOC de nível 1 seja sua primeira parada na jornada de sua carreira de segurança cibernética. Embora cada empregador atribua um conjunto ligeiramente diferente de deveres a qualquer cargo, em geral, existem três níveis de cargos de analista SOC:
- Os analistas SOC de nível 1 são especialistas em triagem que monitoram, gerenciam e configuram ferramentas de segurança, analisam incidentes para avaliar sua urgência e escalam incidentes, se necessário.
- Os analistas SOC de nível 2 são responsáveis por responder a incidentes, remediando ataques graves escalados do nível 1, avaliando o escopo do ataque e os sistemas afetados e coletando dados para análise posterior.
- Os analistas SOC de nível 3 são caçadores de ameaças, trabalhando proativamente para buscar pontos fracos e invasores furtivos, realizando testes de penetração e revisando avaliações de vulnerabilidades. Alguns analistas de nível 3 se concentram mais em aprofundar os conjuntos de dados para entender o que está acontecendo durante e após os ataques.
E essas camadas não são os únicos trabalhos em um SOC. Há também engenheiros de SOC, que são responsáveis por construir e manter os sistemas que os analistas usam, e no topo da pilha estão os gerentes de SOC, que supervisionam toda a operação. Qualquer uma dessas funções é uma carreira potencial para a qual os analistas SOC podem se “graduar”.
Hoje, o salário médio de um Analista de Cibersegurança é de R$ 6.356 por mês (fonte: salario.com.br).
Certificação e Curso de analista SOC na IBSEC
Uma ótima forma de iniciar sua carreira como analista SOC, é realizando o Curso Defesa Cibernética Analista SOC na Prática aqui da IBSEC. Você pode também realizar a prova e retirar a sua Certificação IBSEC Analista SOC Profissional 100% gratuita. A cibersegurança está mais em alta do que nunca, não perca essa oportunidade!