BLOG IBSEC

Imagem com fundo de código de programação em verde sobre um fundo preto, representando a segurança cibernética. No canto inferior esquerdo, há o logotipo do Instituto Brasileiro de Cibersegurança (IBSEC).

As melhores Linux distros para privacidade e segurança tornam simples e fácil proteger melhor seu computador contra ameaças de segurança cibernética.

Embora o Linux seja geralmente considerado razoavelmente seguro e um risco de segurança menor do que os computadores Windows, as Linux distros ainda precisam de atualizações de segurança regulares para mantê-lo seguro. Além disso, a privacidade e a segurança se tornaram preocupações crescentes para os usuários da Internet, principalmente com o aumento do monitoramento governamental e da coleta corporativa de dados do usuário, e uma longa sequência de ataques de hackers bem divulgados nos quais esses dados do usuário foram roubados e mal utilizados.

Embora os computadores Windows e macOS tenham algumas proteções em vigor e existam opções adicionais, como usar uma das melhores VPNs ou o navegador Tor, várias Linux distros agora estão disponíveis e colocam a privacidade e a segurança em seu núcleo.

Cada uma dessas distros tem um foco diferente em privacidade e/ou segurança de acordo com os interesses e necessidades do usuário. As distros neste guia foram todas criadas especificamente para equipá-lo com os meios para defender sua privacidade e garantir que você permaneça seguro enquanto navega na Internet.

Abaixo, listamos 10 Linux Distros para privacidade e segurança disponíveis atualmente.

10 Linux Distros para Privacidade e Segurança

  1. Tails (The Amnesic Incognito Live System) – Continua sendo uma das melhores opções para privacidade, roteando todo o tráfego pela rede Tor e não deixando rastros no computador após o uso.
  1. Qubes OS – Ainda altamente recomendado por sua abordagem de segurança por isolamento, usando virtualização para separar diferentes tarefas e aplicativos.
  1. Kali Linux – Permanece uma das distribuições mais populares para testes de penetração, com atualizações regulares e uma vasta gama de ferramentas de segurança.
  1. Parrot Security OS – Continua a ser uma escolha popular para testes de penetração, análise forense e engenharia reversa, com atualizações frequentes.
  1. BlackArch Linux – Destinado a testadores de penetração e pesquisadores de segurança, com mais de 2800 ferramentas de segurança, e mantido regularmente.
  1. Whonix – Mantém seu foco em anonimato utilizando a rede Tor, projetado para rodar em uma máquina virtual, oferecendo uma opção confiável para anonimato.
  1. Kodachi – Uma distribuição baseada em Debian que oferece várias ferramentas de segurança e anonimato, incluindo o roteamento de tráfego pela rede Tor e VPN, e é atualizada regularmente.
  1. PureOS – Desenvolvido pela Purism, é uma distribuição voltada para privacidade, usando software livre e de código aberto, integrando Tor e HTTPS por padrão, e continua sendo mantido.
  1. Tinfoil Hat Linux – Uma distribuição minimalista e ultra-segura, projetada para proteger contra invasões de privacidade e espionagem, ainda relevante e utilizada.
  1. Subgraph OS – Baseado no Debian, projetado para ser resistente a ataques sofisticados, com recursos como isolamento de aplicativos e comunicação segura, e mantido regularmente.

Confira também: 10 Ferramentas Crypto Linux para Cibersegurança

Gostou do conteúdo? Se você deseja aprofundar mais seu conhecimento sobre cibersegurança, confira os cursos disponíveis da IBSEC.

Rua Conceição de Monte Alegre, 107 - Bloco B
10º andar, Brooklin - São Paulo, SP - Brasil | CEP: 04563-060

contato @ ibsec.com.br

© 2024 Por IBSEC - Instituto Brasileiro de Cibersegurança | CNPJ: 07.697.729/0001-08

Todos os diretos reservados. | Termos | Privacidade