Segurança da Informação: O que é OWASP Zed Attack Proxy?
Os atores de ameaças estão se tornando mais inteligentes. E é por isso que os ataques cibernéticos estão se tornando mais cultivados e desenfreados a cada dia que passa. Consequentemente, prestar atenção à segurança da web e de APIs continua sendo a prioridade de todas as empresas preocupadas com a segurança. Para eles, o OWASP Zed Attack Proxy ou ZAP é nada menos que uma ferramenta enviada por Deus.
Quer você seja um especialista em segurança experiente ou esteja apenas começando na área, o ZAP é uma ferramenta fundamental em seu arsenal para garantir a segurança de suas aplicações web. Então, o que exatamente é o OWASP Zed e como ele pode ajudá-lo a manter seus aplicativos da web seguros? Vamos descobrir!
Uma Visão Geral do OWASP ZAP
É um instrumento de teste de penetração de código aberto que ajuda os profissionais da AppSec a identificar com precisão ameaças cibernéticas conhecidas e desconhecidas. É usado principalmente para aplicações web e vem com um amplo espectro de recursos para que diversas ameaças cibernéticas sejam identificadas rapidamente. Estes incorporam:
- Verificação passiva de solicitações da web
- Lista de dicionário para que os arquivos e pastas do servidor sejam verificados
- Rastreador evoluído para que a estrutura do site seja bem compreendida e todos os links/URLs duvidosos sejam recuperados com sucesso
- Controle total sobre as solicitações da web trocadas entre aplicativos da web e navegadores.
Com essas habilidades, a ferramenta OWASP ZAP é o recurso certo para reconhecer alguns dos ataques mais perniciosos da Web, como XSS, autenticação comprometida, injeção de SQL, exposição de dados confidenciais e assim por diante.
Confira também: Cibersegurança: O que é OWASP Top Ten?
Como funciona o ZAP?
A principal função do ZAP é monitorar e verificar todas as solicitações web que servidores e navegadores estão trocando. Ele intercepta, analisa e verifica todas essas solicitações da web para que elementos maliciosos sejam facilmente detectados e controlados em um estágio inicial.
Muito semelhante ao funcionamento dos proxies, o ZAP atua como intermediário entre a aplicação em questão e a ferramenta de teste, o que implica que recebe tudo o que solicitamos previamente. Mas, ao contrário de um proxy tradicional que altera o endereço IP, ele inspeciona as solicitações da web.
Principais conceitos e recursos do scanner
Antes de planejar fazer o download do OWASP ZAP, recomendamos fortemente que você se familiarize com os principais conceitos e recursos que esta ferramenta oferece. As dicas mencionadas abaixo ajudarão a entendê-los melhor.
- Varredura Ativa e Passiva OWASP
O ZAP executa esses 2 tipos de varredura continuamente para detecção rápida de vulnerabilidades.
Ativa: Esta verificação usa uma lista predefinida de ameaças e verifica as solicitações da web com base nas características dessas brechas/vulnerabilidades garantidas. Embora esta seja uma metodologia de verificação justa, ela ignora o risco relacionado à lógica do aplicativo.
Passiva: o ZAP realiza essa verificação básica, verificando automaticamente as solicitações HTTPS em busca de ameaças primárias. Nenhuma alteração pode ser feita nas solicitações.
- OWASP ZAP Fuzzer
Para realizar testes de segurança em larga escala, ele vem com um avançado OWASP ZAP Fuzzer que realiza difusão em grandes entradas de dados. Ele permite que os profissionais de segurança usem cargas integradas e até mesmo construam cargas personalizadas.
- OWASP ZAP API
Para melhorar os testes de API, o ZAP oferece um recurso avançado de API OWASP ZAP que funciona bem com os principais tipos de API, como HTML, XML e JSON. Por padrão, a ferramenta aceita apenas a máquina/sistema rodando ZAP. Porém, usando o arquivo de configuração OWASP ZAP, os profissionais de segurança podem permitir facilmente a conexão de qualquer uma das APIs.
- Teste WebSocket
O ZAP é capaz de realizar testes extensivos de WebSocket e analisa e intercepta automaticamente o tráfego WebSocket que servidores e clientes estão trocando.
- JAX Spidering
O ZAP, como ferramenta de segurança, pode executar o teste JAX Spidering para solicitações de aplicativos da web baseadas em AJAX que não são identificadas usando nenhum software de spidering habitual.
Além de identificar a solicitação AJAX, o ZAP também possui vários recursos, como estados de rastreamento, máx. profundidade a ser rastreada, a maior duração e assim por diante.
- Scan Policy Management
Usando o ZAP, as organizações podem construir uma política viável para verificação de segurança cibernética que melhor se alinhe aos objetivos de segurança. A ferramenta Scan Policy Manager também é altamente personalizada. Os pentesters podem otimizar a ferramenta para atingir aplicações específicas e também incluir parâmetros de digitalização distintos.
Na política de verificação, as organizações podem definir quais testes devem ser realizados em quais aplicativos/entidades. Para isso, o OWASP ZAP permite configurar parâmetros como Força, Limite, etc. A política que o ZAP permite que as organizações elaborem pode ser facilmente exportada como um modelo, o que a torna mais viável e reutilizável.
- ZAP Marketplace
OWASP ZAP oferece isso para atender a todos os tipos de necessidades de segurança da web e API. Este repositório de produtos digitais oferece um número impressionante de plug-ins e complementos de código aberto.
Todos esses complementos são desenvolvidos pela qualificada equipe ZAP. Portanto, todos eles merecem sua atenção. Pesquise neste mercado e selecione o complemento de sua preferência.
Instalando e configurando o OWASP ZAP
OWASP ZAP é uma ótima ferramenta se falarmos sobre sua eficácia como ferramenta de teste de penetração. Portanto, tê-lo em seu kit de segurança é sempre uma ótima coisa. As etapas são as seguintes:
Etapa 1 – Obtenha a ferramenta
Prioridade a tudo, certifique-se de atender aos requisitos básicos do ZAP antes.
OWASP ZAP é compatível com Linux, Windows, macOS e Docker. Precisa de Java 8+ para todos os sistemas operacionais, exceto Docker. A ferramenta Docker ZAP funciona bem sem Java/JVM.
Para baixar o OWASP ZAP, visite o site oficial e selecione o instalador que deseja usar.
Após um download bem-sucedido, você precisa confirmar se deseja continuar.
Se você fizer isso, a sessão será registrada no disco do banco de dados HSQLDB e receberá um nome predefinido. Se descontinuado, o arquivo com dados temporários da sessão será excluído automaticamente assim que você sair da ferramenta ZAP.
Se a sessão ZAP continuar, os dados da sessão serão salvos automaticamente no banco de dados local e você poderá definir sua localização e nomes. Para um melhor conhecimento das falhas de segurança e insights mais profundos sobre os testes de penetração, os especialistas recomendam salvar os arquivos da sessão para referência futura.
Etapa 2 – Conheça os componentes da UI
Os componentes da ferramenta incluem:
- O Menu Bar ajuda a acessar ferramentas manuais e automatizadas pré-construídas.
- A Information Window mostra informações relacionadas a ferramentas ZAP automatizadas e manuais.
- O componente Tree-Window exibe a árvore Sites e Scripts.
- A Toolbar dá acesso a vários recursos importantes do ZAP.
- O Workspace Window-desktop UI permite que você verifique solicitações, scripts e respostas para uma edição tranquila.
- O Footer fornece um rápido “Resumo dos alertas” e as condições atuais das principais ferramentas.
Etapa 3 – Use o recurso ‘Quick Start’
Para acelerar a digitalização, o ZAP oferece um Quick Start como recurso complementar. Veja como você pode usar esse recurso.
Abra a ferramenta ZAP, acesse a janela Workspace e clique em Quick Start. Aqui, você verá Automated Scan como uma opção. Clique nisso.
Em seguida, selecione a opção URL para atacar. Insira o URL completo do aplicativo da web em questão nesta caixa de texto e selecione ‘Attack’.
Etapa 4 – Reúna os dados
Clicar no botão ‘Attack’ (na Etapa 3) iniciará a verificação do aplicativo da web usando o spider. Com a digitalização ativa, o ZAP irá digitalizar todas as páginas, funcionalidades e parâmetros dos aplicativos em questão. Você pode usar esses dados para aprender sobre as vulnerabilidades.
Confira também: 10 Áreas de Conhecimento para Você se Especializar e Conquistar a sua Promoção em Cyber
Inscreva-se no Curso APIs Seguras na Prática
Com o aumento dos ataques cibernéticos, entender e utilizar ferramentas como o OWASP ZAP é essencial para proteger suas aplicações web. No entanto, a segurança de suas APIs não pode ser negligenciada. Para isso, convidamos você a se inscrever no nosso curso “APIs Seguras na Prática”.
Neste curso, você aprenderá a proteger suas APIs contra as ameaças mais comuns, utilizando metodologias de ponta e ferramentas eficazes. Não perca a oportunidade de fortalecer suas habilidades em cibersegurança e garantir a proteção das suas aplicações. Inscreva-se agora e comece a construir um ambiente digital mais seguro!