Entrevista de emprego: Perguntas para fazer ao entrevistador
Frequentemente, no final de uma entrevista, você será questionado se tem alguma dúvida. Embora isso possa parecer intimidante, é realmente importante aproveitar esta oportunidade. Fazer suas próprias perguntas pode não apenas ajudá-lo a decidir se a função é adequada para você, mas também pode ajudá-lo a demonstrar ao gerente de contratação que você é a pessoa certa para a empresa dele.
Neste artigo vamos falar sobre algumas das melhores perguntas para você fazer durante uma entrevista de emprego, e discutiremos sobre algumas perguntas que você deve evitar fazer.
Dicas para fazer perguntas em uma entrevista
Fazer perguntas ponderadas e relevantes mostrará ao entrevistador que você fez sua pesquisa e está realmente interessado no cargo. Aqui estão algumas práticas recomendadas para compilar essas perguntas principais:
- Prepare pelo menos três perguntas para fazer. Também é uma boa ideia pensar em perguntas de acompanhamento com base nas possíveis respostas às suas perguntas iniciais. Uma pergunta de acompanhamento bem pensada mostrará suas habilidades de escuta ativa.
- Leve uma agenda para sua entrevista. Sim, você pode levar uma agenda com você! Anote suas perguntas com antecedência e faça anotações durante a entrevista. Isso o ajudará a manter o foco e a confiança.
- Baseie suas perguntas em algo que você descobriu em sua pesquisa. Isso demonstra que você investiu tempo aprendendo mais sobre a organização, a cultura da empresa e até mesmo o setor como um todo.
- Pense em perguntas de acompanhamento com base no que você aprendeu durante a entrevista. Você sempre pode pedir mais esclarecimentos sobre um ponto específico que foi falado ou mais detalhes sobre as responsabilidades da função.
- Pergunte a si mesmo: “Que pergunta eu precisaria responder para poder começar este trabalho na próxima semana?” Imaginar um cenário específico como este o ajudará a identificar uma ou mais questões.
- Pergunte ao entrevistador sobre suas experiências com a empresa. Não é provável que esse tipo de questão já tenha sido abordada durante a entrevista, então este é um ótimo momento para aprender mais sobre a pessoa que está entrevistando você e sua perspectiva única sobre a empresa.
- Pergunte sobre os próximos passos. Um cenário comum é você chegar ao final da entrevista e perceber que todas as perguntas preparadas foram respondidas pelo entrevistador. Se for esse o caso, você sempre pode perguntar sobre as próximas etapas, ou seja, como será a próxima etapa deste processo?
- Tente fazer pelo menos uma pergunta. Não fazer nenhuma pergunta pode parecer um sinal de que você não se preparou ou que não está interessado na vaga aberta. Siga as dicas acima e continue lendo para obter mais ideias sobre os tipos de perguntas que você pode fazer.
Confira também: Entrevista de emprego: Como falar sobre suas qualidades e defeitos
Algumas das principais perguntas a serem feitas em uma entrevista
Perguntas a serem feitas sobre o trabalho específico
Perguntas sobre o trabalho podem ajudá-lo a aprender mais sobre as responsabilidades da função, além de reforçar seu interesse. Esta é a sua oportunidade de pedir esclarecimentos sobre qualquer coisa discutida durante a entrevista, bem como de aprender sobre possíveis obstáculos, prioridades de trabalho e como você pode ter sucesso na função se for contratado:
- Você pode explicar as responsabilidades diárias dessa função?
- Quais são as características de alguém que teria sucesso nesta função?
- Qual é a coisa mais importante que eu poderia realizar nesta função nos primeiros 90 dias de emprego?
- Quais são alguns dos desafios que você viu as pessoas nesta função ou nesta equipe encontrarem?
- Se eu estivesse neste trabalho, como meu desempenho seria medido?
- Como é a carreira de alguém nesta função?
- Você prevê que as responsabilidades deste trabalho mudarão no próximo ano?
- Como essa função contribui para o sucesso geral da organização?
Perguntas a serem feitas sobre a empresa
Além de perguntas sobre o trabalho específico, você também pode aproveitar a pesquisa que fez para fazer perguntas que demonstrem seu interesse na empresa e no setor. Por exemplo, perguntar sobre os desafios que a empresa enfrentou pode fornecer informações sobre seus pontos fracos. Se aplicável, você pode acompanhar a resposta deles compartilhando quaisquer experiências e habilidades que você possa trazer para a mesa e que possam ajudar com esses desafios. Aqui estão algumas das principais perguntas a serem feitas sobre a empresa:
- Quem você vê como o maior concorrente desta empresa e por quê?
- Que desafios esta empresa enfrentou nos últimos anos? Que desafios você prevê para os próximos anos?
- Com quais mudanças ou inovações no setor você está mais animado?
- Percebi no site da empresa que você planeja abrir mais filiais ainda este ano. Você pode me contar mais sobre como a empresa está se expandindo?
- Você tem um sistema de mentoria em vigor?
Confira também: Entrevista de emprego: Como se sair bem
Perguntas a serem feitas sobre a cultura da empresa
Esta é uma oportunidade para você descobrir se a cultura da empresa está alinhada com o tipo de cultura que você busca em um trabalho. Para tirar o máximo proveito de quaisquer perguntas sobre a cultura da empresa, você pode considerar pesquisar antecipadamente o tipo de cultura da empresa em que está mais interessado. Os entrevistadores geralmente responderão o que mais gostam na cultura, por isso é uma boa ideia perguntar a várias pessoas esses tipos de perguntas, se tiver oportunidade. Aqui estão alguns exemplos de perguntas que você pode fazer sobre a cultura da empresa:
- Como você descreveria a cultura da empresa?
- Quais são os valores mais importantes desta empresa?
- Quais são os exemplos de eventos da empresa?
- Como você descreveria o ambiente do escritório?
- Qual é a política de comunicação por mensagens?
- Como você ajuda seus funcionários no equilíbrio entre vida pessoal e profissional?
- Os funcionários frequentemente se disponibilizam fora do horário comercial?
Com dificuldades em arrumar emprego? Ou pensando em mudar de área? Invista em uma carreira de cibersegurança!
À medida que o Brasil enfrenta uma crescente demanda por profissionais de cibersegurança, com projeções indicando um déficit de mais de meio milhão de especialistas até 2025, há uma oportunidade imperdível para os desempregados e aqueles em busca de uma carreira promissora. Os salários na área podem ultrapassar os R$ 30 mil, tornando-a não apenas gratificante, mas também financeiramente recompensadora. (Veja mais aqui).
Se você está buscando uma nova direção profissional, considere mergulhar no mundo da cibersegurança. Na IBSEC, oferecemos cursos abrangentes que o preparam para enfrentar os desafios do cenário digital em constante evolução. Nossos instrutores especializados e currículo atualizado garantem que você esteja pronto para atender às demandas do mercado de trabalho de hoje e do futuro. Não deixe passar essa oportunidade!