Entrevista de emprego: Como falar sobre suas qualidades e defeitos
“Quais são suas qualidades e defeitos?” Aaaah aquela famosa pergunta da entrevista de emprego!
Algumas de suas qualidades vão tocar os recrutadores lá no fundo, outras não. Quanto às suas falhas, é possível que algumas delas sejam compreendidas, outras aceitas e outras rejeitadas. E sim, se você é preguiçoso, agressivo ou não gosta de pessoas, é melhor guardar isso para você!
Bom, mas como você responde à pergunta sobre qualidades e defeitos durante a entrevista? Quais são as falhas das quais você pode falar para colocar todas as chances do seu lado? Aqui estão algumas dicas!
Como falar sobre suas qualidades em uma entrevista de emprego?
Conheça os valores da empresa. Logicamente, para causar uma boa impressão, você pode expressar aos recrutadores, durante uma entrevista, qualidades que ecoam os valores da organização!
O sentido de trabalho em equipe, ambição, responsabilidade e justiça são os valores da empresa e isso te atrai? Em seguida, procure o que em sua personalidade pode ecoar esses valores.
Aqui estão 4 qualidades para ecoar cada um desses 4 valores:
- Justiça: mente aberta – confiança nos outros – respeitoso – humanitário
- Senso de comunidade: sociável – atencioso – empático – solidário
- Responsabilidade: proativo – envolvido – honesto
- Ambição: apaixonado – perseverante – visionário – sonhador
Claro, não há necessidade de tentar igualar os seus valores a todo custo! Talvez suas qualidades interessem aos recrutadores, mesmo que não estejam diretamente relacionadas aos seus valores.
💡 Relacionar isso às qualificações exigidas no anúncio de uma vaga em aberto também mostrará seu interesse pela vaga que você busca.
Ilustre cada qualidade com um exemplo
Para dar credibilidade às qualidades que você expressa em uma entrevista, o recrutador espera pelo menos um exemplo por qualidade. Sem exemplo, dizer que você é honesto, alegre, ousado, significa tudo e nada.
Aqui está um exemplo:
“Sou engraçado. Gosto de fazer outras pessoas rirem e faço isso mesmo sem querer. E gosto de proporcionar essa emoção nas pessoas. Isso me ajuda bem na minha comunicação, tanto escrita quanto verbal. E é muito útil para neutralizar conflitos com colegas ou em reuniões”.
20 defeitos aceitáveis para falar em uma entrevista de emprego
A ideia desta lista é ajudá-lo a fazer a diferença entre defeitos aceitáveis e socialmente inaceitáveis. Você se reconhece em alguns desses defeitos?
- Exigente
- Rígido
- Teimoso
- Direto
- Individualista
- Despreocupado
- Caprichoso
- Obsessivo
- Desconfiado
- Impaciente
- Conversador
- Invasivo
- Hiperativo
- Acadêmico
- Pessimista
- Emocional
- Estressado
- Distraído
- Impulsivo
- Lento.
Exemplos de defeitos inaceitáveis
Aqui estão 10 defeitos que, assim como a preguiça, não devem ser comunicados no dia da entrevista.
- Mau humor
- Desorganizado
- Rancoroso
- Intolerante
- Racista
- Passivo
- Procrastinador
- Falta de pontualidade
- Têm pouca resistência a mudanças
- Ser incapaz de trabalhar em equipe.
Confira também: Entrevista de emprego: Perguntas e respostas
Como falar com calma sobre seus defeitos em uma entrevista?
Perguntas sobre seus defeitos estão longe de ser perguntas capciosas. Vistos de uma forma positiva, podem até ser um argumento a seu favor! Aqui estão nossas dicas para falar sobre eles.
Transformando fraquezas em forças
Nossos pontos fortes às vezes podem nos falhar, assim como o que consideramos nossos piores defeitos também são traços de caráter, que em determinadas situações, nos tornam os super-heróis de nossas vidas! Então, como transformar seus defeitos em qualidades?
Aqui estão alguns exemplos:
Você é muito sensível
Se você costuma ser tocado pelas coisas a ponto de não conseguir evitar chorar ou ficar com raiva e isso pode ser um pouco embaraçoso para você no local de trabalho, você também pode abordar essa sensibilidade de outra maneira. O que isso permite que você perceba que os outros não conseguem? Você pode achar mais fácil se colocar no lugar das outras pessoas e entendê-las, entender suas reais intenções e motivações, ser menos crítico e detectar pontos fracos.
Você é impaciente
Talvez você já tenha sido acusado de ser impaciente? Quando as coisas não acontecem rapidamente, você fica com raiva. Quando as pessoas são lentas em um projeto, é difícil colaborar com elas. Em suma, essa impaciência às vezes é uma pedra no sapato em certas situações, mas não é positiva em outras? Talvez isso te ajude a trabalhar duro para realizar projetos porque quer ver o fim do túnel? A impaciência lhe dá energia para procurar outras pessoas e incentivá-las a conseguir o que você precisa? Ajuda você a se projetar no futuro?
Você é exigente
Com os outros e principalmente com você mesmo, você não deixa nada passar, você é duro. Ao mesmo tempo, isso pode fazer de você uma pessoa muito rigorosa, conscienciosa, atenta aos detalhes? Isso também não é ruim!
Você é um pessimista
Essa falha, que muitas vezes está ligada à negatividade e pode prejudicar o clima durante os intervalos para o café, não é tão negativa assim! Talvez você tenha a capacidade de antecipar problemas futuros? Você reserva um tempo para pensar, para se perguntar antes de tomar uma decisão? Você age com consciência de todos os possíveis problemas?
Você é devagar
Sim, mas seu trabalho é de super qualidade, porque você prefere qualidade à quantidade. Você gosta de se concentrar muito tempo em um projeto, em uma tarefa e de colocar sua atenção nisso. Você é lento na tomada de decisões porque prefere agir com conhecimento em vez de se precipitar? Pois bem, esse método pode ser muito apreciado em uma empresa dependendo do seu trabalho ou da área em que você atua!
Confira também: Como fazer entrevista de emprego online: 16 dicas
O tom a usar ao falar sobre seus defeitos
Sentir-se culpado por ter esse ou aquele defeito, se desvalorizar, dar exemplos de situações onde te atrapalharam muito não vai te ajudar muito em uma entrevista. Lembre-se que ninguém é perfeito e que ter defeitos é algo universal!
Em uma entrevista por telefone ou pessoalmente com um recrutador, sinta-se à vontade para falar sobre suas falhas durante a entrevista. Falhas assumidas e argumentadas sempre passarão uma impressão melhor.
Argumente, mas não se justifique!
Na entrevista de emprego a argumentação é bem-vista, a justificativa, um pouco menos…
Qual é a diferença?
“Sou muito individualista porque fui criado dessa forma e ensinado a ter uma atitude competitiva. Certa vez me disseram que isso era um trunfo nos negócios. De qualquer forma, as empresas precisam de perfis competitivos, então não acho que seja realmente uma falha “. Justificando.
“Sou muito individualista: gosto de trabalhar sozinho, de me destacar, tenho um forte senso de competição. Isso pode funcionar contra mim em algumas situações, principalmente com colegas que não gostam de competição, mas também facilita para alcançar meus objetivos, ser produtivo e me sentir satisfeito com meu trabalho”. Argumentando.
Com dificuldades em arrumar emprego? Ou pensando em mudar de área? Invista em uma carreira de cibersegurança!
À medida que o Brasil enfrenta uma crescente demanda por profissionais de cibersegurança, com projeções indicando um déficit de mais de meio milhão de especialistas até 2025, há uma oportunidade imperdível para os desempregados e aqueles em busca de uma carreira promissora. Os salários na área podem ultrapassar os R$ 30 mil, tornando-a não apenas gratificante, mas também financeiramente recompensadora. (Veja mais aqui).
Se você está buscando uma nova direção profissional, considere mergulhar no mundo da cibersegurança. Na IBSEC, oferecemos cursos abrangentes que o preparam para enfrentar os desafios do cenário digital em constante evolução. Nossos instrutores especializados e currículo atualizado garantem que você esteja pronto para atender às demandas do mercado de trabalho de hoje e do futuro. Não deixe passar essa oportunidade!