Microservices
Conhecimento é a melhor defesa! 💡🛡 Na Parte #3 desta série, vamos explorar “Microservices”. Aprender sobre a segurança dos microserviços é fundamental para proteger nossos dados e garantir a segurança digital.
#3 Microservices
Neste post, apresentaremos a #3 das #10 funcionalidades-chave que você deve conhecer, abordando Microservices
Antes de começarmos, vamos revisar alguns conceitos essenciais. Vem conosco!
Dica: Leia até a última página
Conceitos Essenciais
Em termos simples, “nativo da nuvem” implica qualquer coisa que nasça e funcione na nuvem. Impulsione sua empresa tornando o processo de desenvolvimento de aplicativos nativos da nuvem mais eficiente, a arquitetura mais maleável e a infraestrutura mais adaptável. Aplicativos nativos da nuvem preparam as empresas para lidar com desafios disruptivos.
Escalabilidade Horizontal: Refere-se à capacidade de um aplicativo nativo da nuvem de lidar com um aumento significativo na carga de trabalho, adicionando mais recursos de forma horizontal, ou seja, aumentando o número de instâncias ou servidores em vez de aumentar a capacidade de cada instância.
Microservices
Aplicativos nativos da nuvem são compostos por microsserviços que podem ser integrados de forma transparente no ambiente de nuvem. Serviços fracamente acoplados permitem que os desenvolvedores considerem cada serviço de forma independente.
Microsserviços são executados em seus próprios processos e se comunicam por meio de APIs HTTP. Cada microsserviço pode ser implantado, atualizado e dimensionado de forma independente. A infraestrutura elástica e a arquitetura do aplicativo estão integradas para permitir o dimensionamento com desempenho e eficiência
A desvinculação ajuda os desenvolvedores a fornecer funcionalidades superiores, concentrando-se na funcionalidade central dos serviços. Como cada serviço é mantido de forma independente, essa abordagem atua como um gerenciamento de ciclo de vida eficiente para o aplicativo como um todo.
Quais são as Principais Técnicas de Segurança para Microserviços?
- Autenticação e Autorização
- Segurança na Comunicação
- Validação de Entrada de Dados
- Monitoramento e Registro Contínuos
- Gestão de Identidade e Sessão
- Isolamento de Contêineres
- Gerenciamento de Chaves e Segredos
Fique ligado, em breve postaremos a #4 parte deste artigo.