Como se tornar um Pentester: Guia de carreira
O processo para se tornar um pentester pode ser um pouco confuso.
Você provavelmente já sabe que um testador de invasão (ou pentester) é um profissional de cibersegurança que executa ataques direcionados e autorizados à infraestrutura de TI, aplicativos ou formas de segurança física para determinar vulnerabilidades.
Mas isso significa que você precisa de um diploma ou certificação em cibersegurança para começar? (Alerta de spoiler: você não precisa). E como você sabe se pentester é ou não a carreira de cibersegurança certa para você?
Ser pentester não é para todos. É preciso um tipo específico de indivíduo com certos traços de caráter. (E não, usar leetspeak não é um deles!)
Neste guia, detalharei as etapas práticas para se tornar um pentester bem-sucedido.
O que um pentester faz no dia a dia?
O objetivo final de um pentester é ajudar a descobrir e recomendar correções para falhas ocultas em redes físicas ou digitais antes que bandidos ou invasores mal-intencionados possam explorá-los. Para atender a esse objetivo final, as tarefas e atividades diárias nas quais um pentester se envolverá incluem o uso de ferramentas de teste técnico/de invasão para sondar vulnerabilidades de segurança, documentar processos e atividades e escrever relatórios de teste de invasão sobre insights descobertos para colegas e clientes seniores.
Exemplos mais específicos das atividades diárias de um pentester incluem:
- Realização de avaliações gerais de vulnerabilidade.
- Escanear redes com uma ferramenta como o Nmap.
- Realização de uma análise de estrutura de rede e protocolos com uma ferramenta como o Wireshark.
- Processar e revisar grandes quantidades de dados ou vasculhar compartilhamentos de arquivos para procurar senhas (passar dias inteiros procurando detalhes de login em compartilhamentos de arquivos).
- Enumerar e atacar ambientes do Active Directory e aplicativos da web.
- Buscar uma base em uma rede, realizando escalonamento de privilégios locais, movimento lateral, giro e pós-exploração.
- Comunicar-se com os clientes e auxiliar os gerentes seniores e titulares de contas com interrogatórios de segurança e responder às perguntas dos clientes; isso pode incluir chamadas de vendas ou lançamentos de projetos.
Tipos de testes de invasão que você deve estudar para se tornar um Pentester.
- Teste de invasão de rede: visa o design, a implementação e a manutenção da infraestrutura de uma rede, como servidores, firewalls, roteadores e switches.
- Teste de invasão de aplicativos da Web: tem como alvo aplicativos baseados na Web e seus ambientes de segurança. Isso inclui a utilização de métodos de teste manuais e automatizados para encontrar e explorar falhas de código, configurações incorretas e software inseguro.
- Teste de invasão física: tem como alvo as fraquezas físicas que são implementações de segurança internas ou externas. Isso inclui sensores e câmeras instalados incorretamente, portas mal ajustadas, fechaduras fracas (ou inexistentes), pessoal de segurança, etc.
- Teste de invasão sem fio: visa conexões entre dispositivos via WLAN (redes locais sem fio) e protocolos sem fio (como Bluetooth) para identificar vulnerabilidades, como pontos de acesso não autorizados e criptografia deficiente.
- Teste de invasão móvel e Android: visa vulnerabilidades de segurança em aplicativos móveis para vulnerabilidades móveis comuns, como armazenamento de dados inseguro, autenticação ou baixa qualidade de código.
- Teste de invasão de engenharia social: tem como alvo o elo mais fraco em qualquer cadeia de segurança: o fator humano. Pessoas e processos são frequentemente vítimas de ataques comuns no local de trabalho, como phishing ou spoofing.
Como pentester ou hacker ético, você passará muito tempo documentando suas ações, estabelecendo contato com os clientes e relatando suas atividades e descobertas para as partes interessadas internas e externas. Em outras palavras, executar comandos em um terminal é apenas parte (75%) do trabalho.
Portanto, para se tornar um pentester, as habilidades técnicas de segurança ofensiva por si só não são suficientes. Você também deve ter (ou considerar desenvolver) uma boa comunicação profissional e soft skills. Isso significa escrever e-mails profissionais, ser pontual e entregar projetos no prazo.
Alguns lugares têm uma política de atendimento ao cliente 24 horas por dia; se um cliente lhe fizer uma pergunta, espera-se que você responda em 24 horas. Em compromissos ao vivo, algumas políticas de organizações dizem que devemos responder imediatamente ou o mais rápido possível aos clientes.
Uma nota sobre a ética e a legalidade dos testes de invasão:
Um dia um homem encontrou uma grande falha em uma grande empresa (Fortune 500). Ele, com boas intenções, denunciou à organização e consequentemente foi detido e enviado para a prisão. Por que?
Porque ele cometeu um crime ao testar a rede da organização sem seu consentimento explícito.
Os pentesters podem ter problemas legais ao não operar dentro do escopo de trabalho descrito por um cliente ou invadir uma rede sem um contrato ou permissões em vigor. Isso é ilegal (e demonstra a importância de registrar suas ações). E como mostrado pelo exemplo extremo acima, pode resultar em sérias consequências legais.
Seja cauteloso e teste apenas quando tiver autorização. Um exemplo disso é ser contratado para realizar um teste em um site com vários domínios. Se o seu escopo de trabalho ou contrato estipular que você deve testar apenas um domínio, você precisa aderir a essa estipulação.
Faça o Curso Pentest Avançado na Prática da IBSEC e inicie sua carreira de Pentester hoje mesmo!
Se você está procurando se tornar um profissional de segurança cibernética altamente qualificado e especializado em testes de invasão (Pentesting), o curso Pentest Avançado na Prática da IBSEC é a escolha certa para você.
Com uma metodologia de ensino prática e voltada para o mercado, este curso oferece um conteúdo completo e atualizado sobre Pentesting, abordando desde conceitos básicos até técnicas avançadas de invasão e defesa. Você terá a oportunidade de aprender com instrutores experientes e certificados, que compartilharão seus conhecimentos e experiências com você.
Além disso, você terá acesso a um ambiente de aprendizado virtual seguro e exclusivo, onde poderá praticar suas habilidades em cenários reais e se preparar para os desafios enfrentados pelos profissionais de segurança cibernética no mercado.
Ao final do curso, você receberá um certificado reconhecido pelo mercado e estará preparado para atuar como um profissional de Pentesting em diversas empresas e setores. Então, não perca mais tempo e inscreva-se agora no Curso Pentest Avançado na Prática da IBSEC!