BLOG IBSEC

Pessoa usando um laptop em um ambiente escuro, com a tela exibindo códigos de programação. A imagem sugere atividades relacionadas à cibersegurança. No canto inferior esquerdo, há o logotipo do IBSEC (Instituto Brasileiro de Cibersegurança)

Quando uma violação acontece, cada segundo importa.

No entanto, mesmo com o aumento do número de ataques cibernéticos, a maioria das organizações não está equipada para responder a incidentes de segurança com velocidade e precisão suficientes para encerrar as cadeias de ataque antes que o dano seja causado.

Em média, as organizações levam 212 dias para detectar uma violação de dados, de acordo com um relatório da IBM e da Blumira. E as empresas levam mais 75 dias para contê-la.

Um dos motivos pelos quais há um atraso tão significativo entre o momento em que as violações acontecem e o momento em que são descobertas é que muitas equipes de resposta a incidentes têm falta de pessoal. A sobrecarga de alertas, também conhecida como “fadiga de alerta”, afeta a comunidade de segurança há anos, e a contínua escassez de habilidades em segurança cibernética significa que não há pessoas suficientes para lidar com todos os alertas que chegam. Isso retarda a detecção e a resposta a ameaças.

Cerca de 1 em cada 2 profissionais de segurança se sente sobrecarregado pelos alertas que suas ferramentas de segurança produzem. Um número semelhante não tem certeza de sua capacidade de priorizá-los. Como resultado, pelo menos alguns alertas passam despercebidos, enquanto outros são investigados tarde demais. E mais de um terço dos profissionais de TI admitem ignorar alertas se a fila já estiver cheia.

Para ajudar os respondedores de incidentes a detectar e responder a ataques mais rapidamente, é essencial que as organizações invistam em ferramentas eficazes de resposta a incidentes.

Por isso separamos abaixo 7 Ferramentas de Detecção e Resposta a Incidentes (EDR) que todo profissional da área deve conhecer e, em um futuro próximo, dominar.

7 Ferramentas de Detecção e Resposta a Incidentes (EDR)

  1. YARA – Popular para a criação de regras que identificam e classificam amostras de malware, sendo amplamente usada em análises de segurança.
  1. Security Onion – Uma distribuição Linux que combina várias ferramentas de segurança, oferecendo uma plataforma completa de monitoramento e resposta a incidentes.
  1. Wazuh – Uma das plataformas EDR mais robustas e gratuitas, conhecida por seu monitoramento contínuo de segurança e integração com o ELK Stack.
  1. OSSEC – Ferramenta open-source amplamente utilizada para detecção de intrusões baseada em host (HIDS), monitoramento de logs e resposta a incidentes em tempo real.
  1. TheHive – Plataforma open-source popular entre equipes de SOC e CSIRT para gestão de incidentes e investigações colaborativas.
  1. Cuckoo Sandbox – Ferramenta amplamente reconhecida para análise de malware, permitindo a execução de arquivos suspeitos em um ambiente controlado.
  1. Osquery – Desenvolvida pelo Facebook, é bem conhecida para monitoramento e auditorias de segurança de endpoints usando queries SQL.

Confira também: 10 Estratégias Avançadas para Bypassar e Monitorar EDR com Eficiência

Gostou do conteúdo? Se você deseja aprofundar mais seu conhecimento sobre cibersegurança, confira os cursos disponíveis da IBSEC.

Rua Conceição de Monte Alegre, 107 - Bloco B
10º andar, Brooklin - São Paulo, SP - Brasil | CEP: 04563-060

contato @ ibsec.com.br

© 2024 Por IBSEC - Instituto Brasileiro de Cibersegurança | CNPJ: 07.697.729/0001-08

Todos os diretos reservados. | Termos | Privacidade