6 Áreas de Tecnologia mais Procuradas em 2023
6 áreas de tecnologia mais procuradas em 2023
Definir quais são as áreas de tecnologia que estão mais em alta não é uma tarefa fácil. A demanda por habilidades específicas pode mudar rapidamente no setor de tecnologia, e novas posições são criadas rapidamente para corresponder à inovação contínua do século XXI. Ainda assim, podemos fazer algumas inferências altamente fundamentadas com base na tecnologia atual, bem como nos dados mais recentes do Bureau of Labor Statistics (BLS) e em outras fontes confiáveis.
Quer descobrir os trabalhos de tecnologia mais procurados em 2023? Continue lendo para descobrir quais empregos em tecnologia oferecem o maior potencial de crescimento.
Qual a melhor área de TI em 2023?
Os candidatos procurando emprego não terão dificuldade em encontrar carreiras frutíferas para seguir na área de tecnologia. Quase todas as posições no mercado de trabalho de tecnologia da informação (TI) oferecem uma perspectiva positiva, altos salários e oportunidades de desenvolvimento profissional em empregos de tempo integral e contratados. Mesmo assim, algumas posições se destacam. Vamos dar uma olhada nas melhores e mais procuradas áreas de tecnologia em 2023:
Desenvolvedor de inteligência artificial
Um desenvolvedor de inteligência artificial (IA) tem habilidades e responsabilidades semelhantes a um engenheiro de software, mas os desenvolvedores de IA se especializam em criar funcionalidades de IA em aplicativos de software. Eles visam programar uma máquina ou aplicativo para exibir comportamento humano, capacidade de resolução de problemas e previsibilidade.
Acredite ou não, a maioria das pessoas usa inteligência artificial todos os dias. A IA está por trás de algumas de nossas invenções favoritas: assistentes inteligentes (pense em Siri e Alexa), chatbots, carros autônomos, ferramentas de correção automática, tecnologia de reconhecimento facial e de fala e até mesmo sua lista de recomendações da Netflix.
Mais e mais funções que antes precisavam de supervisão humana agora estão sendo executadas por computadores, então a relevância dos desenvolvedores de IA é maior do que nunca – e continuará a crescer.
Engenheiro de nuvem
A computação em nuvem é a entrega de serviços como armazenamento de dados, servidores, bancos de dados, redes e software pela Internet, substituindo a necessidade de um usuário final ter acesso físico a um computador forte. Quase todo mundo usa computação em nuvem em seus dispositivos pessoais. No entanto, é uma ferramenta especialmente poderosa para empresas, permite escalabilidade em massa, mais flexibilidade e inovação mais rápida.
A engenharia de nuvem é um trabalho técnico sob demanda porque as pessoas com essa habilidade ajudam a construir e manter a infraestrutura de nuvem. Esse recurso permite que as empresas utilizem efetivamente os benefícios mencionados acima, tornando a engenharia de nuvem um dos talentos mais procurados no setor de tecnologia. Eles são os funcionários responsáveis pelo backup e armazenamento contínuos de dados críticos, atualizações de software sob demanda e outras funções importantes. Com os serviços em nuvem continuando a se expandir, a necessidade de habilidades nessa área também aumentará.
Analista de cibersegurança
Simplificando, um analista de cibersegurança protege uma organização contra ameaças cibernéticas e acesso não autorizado a informações confidenciais. Algumas de suas principais funções incluem:
- Instalar e operar firewalls, programas de criptografia e outros softwares de segurança
- Manter o controle sobre ameaças cibernéticas ativas e potenciais
- Escrever relatórios de resposta a incidentes
- Realização de avaliações de risco regulares e testes de penetração
- Pesquisar e manter-se atualizado sobre as tendências de TI.
Com a crescente ameaça de ataques cibernéticos, haverá a necessidade de profissionais que possam ajudar as organizações a proteger seus sistemas de agentes mal-intencionados. Na verdade, o mercado já viu uma enorme demanda por essas posições. Em parceria com a CyberSeek, a empresa de pesquisa de mercado Lightcast descobriu que, entre abril de 2021 e abril de 2022, a necessidade de pessoal e habilidades em cibersegurança cresceu 43%, enquanto a demanda em todas as outras ocupações cresceu apenas 18%. É um dos trabalhos de TI com maior demanda e pode acabar sendo um dos mais bem pagos também.
Se você deseja tornar-se um profissional de cibersegurança, confira os cursos que a IBSEC oferece para você.
Cientistas analistas de dados
Os cientistas de dados são analistas qualificados que coletam e interpretam grandes conjuntos de dados. Esses especialistas identificam tendências e padrões em conjuntos de dados para entender quais ações uma organização deve realizar para aumentar o desempenho, envolver os clientes e aumentar a lucratividade. Os cientistas de dados passam seus dias:
- Coletando e interpretando dados
- Organização de dados em formatos utilizáveis
- Construindo sistemas de previsão e algoritmos de aprendizado de máquina
- Preparando relatórios.
Praticamente toda empresa precisa de cientistas de dados. O BLS projeta que o emprego de cientistas de dados crescerá 36% de 2021 a 2031, ganhando o título de “o trabalho mais sexy do século 21” e posicionando a função como um trabalho de tecnologia altamente procurado para 2023 e além.
Desenvolvedor full-stack
Ao contrário dos desenvolvedores front-end e back-end, os desenvolvedores full-stack podem criar os lados cliente e servidor de um programa. Eles estão familiarizados com todos os aspectos de um aplicativo e são proficientes em várias linguagens de codificação. Algumas de suas responsabilidades gerais incluem:
- Supervisão de um aplicativo desde a concepção até a entrega final
- Escrever código limpo e reutilizável em vários idiomas
- Atenda às demandas do consumidor e técnicas.
Sua experiência em várias camadas torna o desenvolvimento full-stack um dos trabalhos de tecnologia mais procurados para 2023. Muitas empresas – especialmente pequenas empresas e startups – consideram esses profissionais eficazes e econômicos. Em vez de contratar vários desenvolvedores front-end e back-end para supervisionar suas respectivas áreas, por exemplo, as empresas podem contratar alguns especialistas full-stack para supervisionar o processo de desenvolvimento do início ao fim.
Web designer
Um web designer é responsável por criar o layout e o design do site e das páginas da web de uma empresa. Eles normalmente possuem um grande conhecimento técnico, ao mesmo tempo em que estão atentos à estética, design de interface do usuário (UI) e experiência do usuário (UX) e design gráfico. Como a aparência de um site afeta diretamente a opinião do visitante sobre a empresa, os web designers qualificados estão em alta demanda.
O BLS estima que o emprego de desenvolvedores web e designers digitais crescerá 23% de 2021 a 2031, e cerca de 21.800 vagas de emprego são projetadas a cada ano durante essa década. Essas projeções tornam os web designers um dos empregos de tecnologia mais procurados, não apenas em 2023, mas ao longo da próxima década.