BLOG IBSEC

Na nossa era digital moderna, praticamente todos os indivíduos e instituições geram uma presença online rastreável, deixando para trás uma riqueza de informações. Esta trilha digital, ou pegada, contém inteligência potencial que pode ser coletada sem consentimento explícito.

Embora se possa reconhecer a existência de tais informações, obtê-las não é tão simples como extrair dados do domínio público. O processo de recolha de informações é uma ciência matizada que exige uma compreensão de onde e como descobrir detalhes pertinentes. É precisamente aqui que emerge a importância das ferramentas OSINT (Open Source Intelligence).

As ferramentas OSINT servem ao propósito de identificar e agregar inteligência essencial sobre um alvo a partir da intrincada rede de plataformas online interconectadas. Como estas ferramentas são de acesso aberto, estão disponíveis para utilização por qualquer pessoa, embora sejam predominantemente utilizadas por hackers e profissionais de segurança que dependem extensivamente destas informações.

Estas ferramentas OSINT são adaptáveis tanto para fins ofensivos quanto defensivos, dependendo dos objetivos do usuário. Neste texto fizemos uma compilação com curadoria das 10 principais  ferramentas OSINT para cibersegurança.

  1. Maltego

Ferramenta especializada em descobrir relacionamentos entre pessoas, empresas, domínios e informações publicamente acessíveis na internet.

  1. Recon-ng

Automatiza atividades de OSINT que consomem muito tempo, como recortar e colar. Pode ser usada para automatizar grande parte dos tipos mais populares de coleta de dados.

  1. Mitaka

Permite a pesquisa em mais de 60 motores de busca por endereços IP, domínios, URLs, hashes, ASN (Números de Sistema  Autônomo), endereços de carteira Bitcoin, e vários indicadores de comprometimento (IOCs).

  1. theHarvester

Ferramenta para obtenção de dados sobre pessoas, empresas, domínios e outras informações acessíveis publicamente.

  1. Spiderfoot

Ferramenta que se integra a várias fontes de dados para coletar e analisar endereços IP, faixas CIDR, domínios e subdomínios, ASN (Números de Sistema Autônomo), endereços de e-mail, números de telefone, nomes e nomes de usuário, endereços BTC , etc.

Confira também: 10 Configurações Apache para Cibersegurança

  1. Spyse

Ferramenta que coleta dados publicamente disponíveis sobre sites, seus proprietários, servidores associados e dispositivos IoT. Esses dados são então analisados pelo motor do Spyse para identificar quaisquer riscos de segurança e conexões entre essas diferentes entidades. 

  1. BuiltWith

Ferramenta que permite descobrir com quais tecnologias os sites populares são construídos. Diferentes pilhas de tecnologia e plataformas impulsionam sites diversos.

  1. DarkSearch.io

Ferramenta que permite pesquisas na dark web a partir de um navegador web comum.

  1. Intelligence X

Ferramenta que preserva não apenas versões históricas de páginas da web, mas também conjuntos de dados inteiros vazados que, de outra forma, são removidos da web devido ao teor questionável do conteúdo ou por razões legais. 

  1. Shodan

É um mecanismo de busca dedicado usado para encontrar informações sobre dispositivos, como os bilhões que compõem a Internet das Coisas (IoT), que geralmente não são pesquisáveis, mas estão por toda parte nos dias de hoje. Também pode ser usado para encontrar coisas como portas abertas e vulnerabilidades em sistemas específicos. 

Confira também: 10 Buscas Avançadas Shodan para Cibersegurança

Gostou do conteúdo? Se você deseja aprofundar mais seu conhecimento sobre as ferramentas úteis disponíveis para a cibersegurança, você pode fazer algum dos nossos cursos disponíveis. Aprenda agora! 

Rua Conceição de Monte Alegre, 107 - Bloco B
10º andar, Brooklin - São Paulo, SP - Brasil | CEP: 04563-060

contato @ ibsec.com.br

© 2024 Por IBSEC - Instituto Brasileiro de Cibersegurança | CNPJ: 07.697.729/0001-08

Todos os diretos reservados. | Termos | Privacidade