10 Camadas de Proteção Defesa
A segurança cibernética é uma preocupação global, com atores mal-intencionados usando a internet para atingir usuários desavisados. Para lutar contra esses ataques maliciosos, é importante usar uma abordagem abrangente que combine vários métodos de prevenção. Essas práticas podem ajudar a reduzir o risco de violações de dados, roubo de identidade e ameaças de ransomware.
Os especialistas em segurança cibernética da IBSEC criaram um pequeno guia com 10 camadas essenciais de proteção de segurança cibernética. Ao implementar essas soluções em combinação umas com as outras, você pode garantir que seus ativos digitais sejam mantidos seguros contra ameaças potenciais.
10 Camadas de Proteção Defesa
- Proteção do Usuário Final (End User Protection)
Educação e treinamento em conscientização de segurança para usuários finais, enfatizando a importância de práticas seguras, como reconhecimento de phishing, uso seguro de senhas e navegação segura.
- Segurança de Endpoint (Endpoint Security)
Implementação de soluções de antivírus, anti-malware e EDR (Endpoint Detection and Response) para proteger dispositivos de usuários finais, como laptops, desktops e dispositivos móveis.
- Segurança de Identidade e Acesso (Identity, and Access Security)
Uso de autenticação multifator (MFA), gerenciamento de identidade e acesso (IAM) e controle de acesso baseado em políticas para garantir que apenas usuários autorizados possam acessar recursos sensíveis.
- Segurança de Rede (Network Security)
Implementação de firewalls, segmentação de rede, VPNs (Virtual Private Networks) e outras tecnologias para proteger o tráfego de rede interno e externo contra interceptação ou alteração não autorizada.
- Segurança de Plataforma (Platform Security)
Hardening de sistemas operacionais e plataformas (servidores, sistemas em nuvem) através da aplicação de patches, configurações seguras e monitoramento contínuo para vulnerabilidades.
- Segurança de Aplicativos (Application Security)
Aplicação de práticas de desenvolvimento seguro, análise estática e dinâmica de código, e testes de penetração para identificar e corrigir vulnerabilidades em aplicações web e móveis.
- Segurança do Perímetro (Perimeter Security)
Proteção dos limites da rede com sistemas de prevenção de intrusões (IPS), gateways de e-mail seguro e proteção contra DDoS para defender contra ataques direcionados à infraestrutura de rede.
- Gerenciamento de Segurança da Informação e Eventos (Security Information Event Management – SIEM)
Coleta, análise e reposta a logs e eventos de segurança em tempo real para detectar a responder a incidentes de segurança de forma eficaz.
- Governança e Gestão de Riscos (Governance & Risk Management)
Desenvolvimento de políticas de segurança, avaliação contínua de riscos e conformidade com normas e regulamentações relevantes para orientar e melhorar continuamente a postura de segurança.
- Recuperação de Desastres e Continuidade de Negócios (Disaster Recovery and Business Continuity)
Preparação de planos de recuperação de desastres e continuidade de negócios para garantir a resiliência organizacional e a rápida recuperação em caso de incidentes de segurança significativos ou desastres naturais.
Confira também: Cibersegurança: Como fazer uma boa arquitetura de segurança para a sua empresa
Gostou do conteúdo? Se você deseja aprofundar mais seu conhecimento sobre cibersegurança, confira os cursos disponíveis da IBSEC.